IMPACTO SOCIAL: requalificação de praça em Santana do Araguaia/PA

Palavras-chave: Impacto Social; Requalificação; Arquitetura; Engenharia Civil

Resumo

Este artigo apresenta uma análise social do projeto de requalificação de uma praça localizada na cidade de Santana do Araguaia/PA. A definição do programa de necessidades foi feita mediante reunião com os moradores, para delimitação de usos, coletivo e comunitário, para que o equipamento urbano suprisse as suas reais demandas. A equipe multidisciplinar buscou uma proposta para o atendimento dessas necessidades, considerando materiais locais, aspectos culturais/ambientais, bem como seu impacto social para o município. O resultado obtido foi um projeto com área de 7.557,00m², constituída de infraestrutura e equipamento comunitário. Portanto, a proposta buscou entender a necessidade real, bem como as expectativas, para o desenvolvimento e finalização do projeto que foi disponibilizado a comunidade.

Biografia do Autor

Claudia Queiroz de Vasconcelos, PhD.ª, UNIFESSPA/IEA

Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Nilton Lins (2008), Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC/PósARQ (2011), Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC/PósARQ (2017) e Pós-Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela PósARQ/UFSC (2022). Atualmente, é membro do comitê de pareceristas do Periódico Mix Sustentável, do ENSUS e da IMPACT projects, membro dos seguintes grupos de pesquisa vinculados ao CNPq: VIRTUHAB - Tecnologias Sustentáveis Integradas, membro do Grupo de Pesquisa em Tecnologia do Ambiente Construído - GTAC e Líder do Grupo de Pesquisa Paisagem Urbana e Sistemas Construtivos - PUSC. É coordenadora do Núcleo de Estudos do curso de Engenharia Civil, do Programa Escritório Modelo de Engenharia Civil (EMEC), do Programa de Educação Tutorial (PET) da Engenharia Civil. E Editora Gerente da Revista Eletrônica IMPACT Projects.

Lisiane Ilha Librelotto, PhD.ª, UFSC/PósARQ

Engenheira Civil pela UFSM (1995), especialista em Gestão da Qualidade pela UFSM (1997), mestre e doutora em Engenharia de Produção pela UFSC(1999, 2005) e pós-doutora em construção sustentável pelo Instituto Politécnico de Leiria - IPL - ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Leiria, Portugal. É organizadora e idealizadora do evento ENSUS - Encontro de Sustentabilidade em Projeto. É editora do Periódico Mix Sustentável, líder do Grupo de Pesquisa VIRTUHAB (CNPq) e supervisora do Laboratório de Restauro, Materiais e Técnicas Construtivas Atuais e Retrospectivas - LABRESTAURO/MATEC. (CNPq). É membro das redes LENS/Brasil, LENSin (Lerning Networking on Sustainability) e Terra Brasil/Próterra.

Publicado
2022-10-20
Visualizações
  • Artigo 122
  • PDF 0
Como Citar
Vasconcelos, C., & Ilha Librelotto, L. (2022). IMPACTO SOCIAL: requalificação de praça em Santana do Araguaia/PA. IMPACT Projects, 1(1), 31-42. https://doi.org/10.59279/impact.v1i1.1964
Seção
01. AMBIENTE CONSTRUÍDO: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO