ESTIMATIVA DO CUSTO PARA OBTENÇÃO DA CLASSE “A” DO RTQ-R POR UMA EDIFICAÇÃO MULTIFAMILIAR EM BELO HORIZONTE

Palavras-chave: Edificação Multifamiliar, Eficiência Energética, Método Prescritivo, RTQ-R

Resumo

Com a crescente demanda por energia em nossa sociedade, a eficiência energética de edificações se apresenta como um tema relevante. As residências são responsáveis por uma grande parcela da energia elétrica utilizada no país, representado cerca de 26% do total. Desta forma, o presente estudo objetivou estimar o custo extra para se alcançar a classificação máxima (A), segundo o Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edificações Residenciais (RTQ-R), para uma edificação multifamiliar, em Belo Horizonte – MG (zoneamento bioclimático 3), pelo método prescritivo. Como resultado da análise do projeto original da edificação, obteve-se a classificação final “B”. Em contrapartida, as propostas de melhorias indicadas para alcançar a classe “A” resultaram em um aumento de 4,71% no custo global do empreendimento. Assim, concluiu-se que os custos para atendimento dos fatores necessários para obter uma edificação eficiente se mostraram factíveis, principalmente, pelos benefícios proporcionados pela etiquetagem aos futuros usuários.

Biografia do Autor

Raquel Diniz Oliveira, Dra., CEFET/MG

Arquiteta e Urbanista (2004). Especialista em Arquitetura de Estruturas Metálicas (2005). Mestre em Progettazione di Eccellenza per la Città Storica (2007). Mestre em Arquitetura e Urbanismo (2008). Doutora em Engenharia de Estruturas (2015). Professora Efetiva do Magistério Federal da Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Classe DIII, nível 02, Regime de 40h com Dedicação Exclusiva, no Departamento de Engenharia Civil - DEC (Graduação em Engenharia de Produção Civil - EPC e pós - PPGEC) e Mecânica (PPGEM). Chefe do Departamento de Engenharia Civil (2017-2019). Sub-Chefe do Departamento de Engenharia Civil (2016-2017). Subcoordenadora do Comitê Científico do XV ENCAC e XI ELACAC (2019), Tópico 3 - Conforto Térmico no Ambiente Construído. Pesquisadora Visitante na Universidade do Texas em Austin, USA (2017). Pesquisadora de diversos Grupos de Pesquisa do CEFET MG bem como da Rede R3E na área de Eficiência Energética de Edificações e Rotulagem de Edifícios (2011-2015) Pesquisadora Colaboradora do Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética no Ambiente Construído - LABCON da Escola de Arquitetura da UFMG (2011-2019). Revisora de artigos de periódico nacional e congressos nacionais e internacionais. Consultora em Eficiência Energética e Certificação Ambiental de Edifícios. Áreas de interesse: BEM (Building Energy Modeling), Arquitetura Bioclimática, Edificações passivas (NZEB - Nearly Zero-Energy Building), Green Retrofit de edifícios existentes ou históricos, Desempenho Térmico de Envoltórias, Conforto Térmico dos usuários, Eficiência Energética de Edificações, Auditoria Energética, Rotulagem de edifícios, Simulação termo energética, BIM (Building Information Modeling) e Sustentabilidade no ambiente construído. Principais publicações disponíveis em: https://www.researchgate.net/profile/Raquel_Oliveira15. Researcher ID: A-6432-2016. ORCID number: 0000-0003-3712-4499. 

Publicado
2022-10-20
Visualizações
  • Artigo 49
  • PDF 0
Como Citar
Cupertino, J. V., & Diniz Oliveira, R. (2022). ESTIMATIVA DO CUSTO PARA OBTENÇÃO DA CLASSE “A” DO RTQ-R POR UMA EDIFICAÇÃO MULTIFAMILIAR EM BELO HORIZONTE. IMPACT Projects, 1(1), 217-230. https://doi.org/10.59279/impact.v1i1.1966
Seção
05. IMPACTO AMBIENTAL E MERCADO DE TRABALHO