DATA-DRIVEN DESIGN PARA O COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL: SETUP DA INTELIGÊNCIA

Palavras-chave: Data-driven design. Big Data. Sustentabilidade.

Resumo

Gerar produtos e serviços sustentáveis e que atendam às expectativas de mercado, é um desafio. Neste cenário, a inteligência com base em Big Data tem ganhado destaque ao possibilitar a rápida obtenção de informações acerca do comportamento do usuário. Esta inteligência pode possibilitar a tomada de decisões mais assertivas para o desenvolvimento de soluções em design. Por conseguinte, o objetivo deste artigo é apresentar uma análise crítica, exploratória e qualitativa, sobre o setup da inteligência para o Data-Driven Design, visando influenciar o comportamento sustentável. Como método, foi adotado levantamento bibliográfico seguido de estudo de caso ex-post facto exploratório, e análise, por meio de ciclos da Grounded Theory. Os resultados apontam oportunidades de pesquisa para o uso do Big Data no design de soluções sustentáveis, delineando-se a relevância da atividade do setup do sistema de inteligência como condição para o Data-driven Design ser inserido nas organizações de maneira sistemática e estratégica.

Biografia do Autor

Valkiria Pedri Fialkowski, Dra., UFPR

Doutora e Mestre em Design pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), pesquisadora das áreas de sustentabilidade, inovação, gestão de design e data-driven design. Possui graduação em Design de Produto pela UFPR e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Professora convidada e palestrante dentro de suas áreas de pesquisa. Jurada de prêmios de design de relevância mundial e pesquisadora membro da comunidade LeNS (Learning Network on Sustainability). É diretora de inovação e sócia da empresa ARBO design. Atua há mais de 20 anos como consultora e gestora de design em equipes interdisciplinares, colaborando em projetos com diversas empresas e clientes, locais e globais. Juntamente com as empresas e clientes com as quais colabora, ganhou vários prêmios de design como A' Design Award, IF Design, Red Dot, dentre outros. Tem 15 patentes em seu nome e 25 registros de inovação e ID em órgãos nacionais e internacionais.

Aguinaldo dos Santos, Dr., UFPR

Pai de Lucca e Thomas e marido de Ana Lúcia. Pós-doutorado em Design para a Sustentabilidade (Politecnico di Milano - 2009); PhD em Ambiente Construído na Universidade de Salford (Inglaterra - 1999); MSc em Engenharia Civil (1995); Engenheiro Civil (1992); Mecânico de Automóveis (SENAI - 1986). Professor Catedrático no Departamento de Design. Chefe do Design & Sustainability Research Center (desde 2003) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Design da UFPR (2022 - 2024). A sua investigação atual centra-se em questões relacionadas com o Design para a Sustentabilidade, tais como Sistemas de Produtos-Serviços, Design para o Comportamento Sustentável, Design Vernacular, Inovação Social e Economia Verde e Design Não Antropocêntrico. É o coordenador da LeNS Brasil (Rede de Aprendizagem sobre Sustentabilidade). Publicou até Junho/2022 um total de 62 artigos em revistas, publicou 13 livros e 158 artigos em conferências (Google scholar citations: 1559 h index = 19 i10 index = 29). Supervisionou, até Novembro/2022, um total de 48 dissertações de mestrado e 9 teses de doutoramento. Poeta no seu tempo livre, maratonista; numismata amador e apicultor nativo de abelhas sem ferrão.

Maria Fernanda Andreatta de Siqueira, UFPR

Graduanda em Design, com habilitação em Design de Produto, na Universidade Federal do Paraná.

Publicado
2022-12-27
Visualizações
  • Artigo 165
  • PDF 0
Como Citar
Fialkowski, V., Santos, A., & Andreatta de Siqueira, M. (2022). DATA-DRIVEN DESIGN PARA O COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL: SETUP DA INTELIGÊNCIA. IMPACT Projects, 1(2), 111-123. https://doi.org/10.59279/impact.v1i2.2076
Seção
05. IMPACTO AMBIENTAL E MERCADO DE TRABALHO