HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL (HIS): USO DE TIJOLO DE SOLO-CIMENTO NA CONSTRUÇÃO

Palavras-chave: Habitação de Interesse Social; Tijolo de Solo-Cimento; Sustentabilidade; Engenharia Civil; Arquitetura.

Resumo

O estudo foi elaborado a partir de uma revisão bibliográfica para a caracterização do tijolo de solo-cimento e a sua aceitação no mercado construtivo da região do Araguaia no Pará. Esse material pode ser utilizado em sistemas construtivos como uma alternativa mais ecológica. A pesquisa buscou avaliar o tijolo solo-cimento como material com potencial de viabilidade econômica e ambiental, para o mercado construtivo, em especial o habitacional para o público de baixa renda. O trabalho descreve sobre o tijolo solo-cimento prensado, considerado como um material não convencional e a sua aplicabilidade na Habitação de Interesse Social (HIS). Os resultados mostram vantagens e desvantagens do uso desse material, bem como a sua relevância e o impacto positivo na sociedade.

Biografia do Autor

Cláudia Vasconcelos, PhD., UNIFESSPA

Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Nilton Lins (2008), Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC/PósARQ (2011), Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC/PósARQ (2017) e Pós-Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela PósARQ/UFSC (2022). Atualmente, é membro do comitê de pareceristas do Periódico Mix Sustentável, do ENSUS e da IMPACT projects, membro dos seguintes grupos de pesquisa vinculados ao CNPq: VIRTUHAB - Tecnologias Sustentáveis Integradas, membro do Grupo de Pesquisa em Tecnologia do Ambiente Construído - GTAC e Líder do Grupo de Pesquisa Paisagem Urbana e Sistemas Construtivos - PUSC. É coordenadora do Núcleo de Estudos do curso de Engenharia Civil, do Programa Escritório Modelo de Engenharia Civil (EMEC), do Programa de Educação Tutorial (PET) da Engenharia Civil. E Editora Gerente da Revista Eletrônica IMPACT Projects.

Roberto Silva, Dr., UFSB

Professor Adjunto A do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental do Centro de Formação em Ciências Ambientais (CFCAm) na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). É doutor em Transportes pelo Programa de Pós-Graduação em Transportes (PPGT) da Universidade de Brasília (UnB). É especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Uberaba (UNIUBE) e Engenharia Ambiental pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Foi Professor Adjunto A do curso de Engenharia Civil do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA) na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Foi Professor Pesquisador / Formador do Instituto Federal de Brasília (IFB) na modalidade EaD nos cursos técnico de segurança do trabalho; técnico de logística e técnico de meio ambiente. Foi Professor Colaborador de ensino superior da Universidade de Brasília (UnB) nas disciplinas Administração da Produção e Operações e Logística. Foi Tutor no Instituto Federal Goiano (IF Goiano) na modalidade EaD no curso técnico de segurança do trabalho. É vinculado como pesquisador no Grupo de Pesquisa sobre Planejamento e Inovação em Transportes (GPIT-PPGT-UnB) junto ao CNPq. Tem realizado pesquisas nas áreas de Public Transport, Intelligent Transport Systems (ITS), Information and Communication Technology (ICT) and Usability. Tem interesse em realizar pesquisas sobre Smart City, Machine Learning, Smart Mobility, Intelligent Transport, Autonomous Vehicles (AVs), Artificial Intelligence (AI) and Big Data. 

Marcus Freitas, MSc., UNIFESSPA

Profissional graduado em engenharia civil pela Universidade Federal do Pará, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Infraestrutura e Desenvolvimento Energético pela Universidade Federal do Pará . Membro do grupo de pesquisa NUMEA, possui experiência em elaboração de projetos estruturais, obras de infraestrutura especificamente na execução de túneis, obras de drenagem e terraplanagem. 

Publicado
2022-12-27
Visualizações
  • Artigo 154
  • PDF 0
Como Citar
Vasconcelos, C., Brito, W., Carvalho, V., Silva, R., & Freitas, M. (2022). HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL (HIS): USO DE TIJOLO DE SOLO-CIMENTO NA CONSTRUÇÃO. IMPACT Projects, 1(2), 87-98. https://doi.org/10.59279/impact.v1i2.2083
Seção
04. SUSTENTABILIDADE URBANA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA