MODA E SUTENTABILIDADE: UMA CRÍTICA AO CONSUMO

Palavras-chave: Moda, Consumo, Comportamento do consumidor

Resumo

O presente artigo objetiva traçar considerações teóricas sobre a articulação entre Moda e consumo, a partir de uma crítica ensaísta com ênfase na sustentabilidade e na percepção dos consumidores no ato de compra. Para tanto, realizou-se uma pesquisa básica, qualitativa e descritiva, que visou discutir o comportamento do consumidor. A partir da literatura investigada e da crítica traçada pelos autores, foi possível compreender que: (I) a oferta demasiada de produtos de Moda acelera as operações do consumismo e desorienta o comportamento do consumidor; (II) a gratificação emocional no ato de compra encontra-se esvaziada e à mercê da influência dos agentes do consumo; e (III) como buscam converter audiências em compradores impulsivos, esses agentes manipulam a percepção coletiva e podem ser capazes de interferir na motivação pessoal durante o ato de compra.

Biografia do Autor

Paula Martin, Universidade do Sul de Santa Catarina

É mestranda do Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda (PPGModa) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É graduada em Relações Internacionais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2020).

Valdecir Babinski Júnior, MSc., Universidade do Estado de Santa Catarina

É doutorando em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É mestre em Design de Vestuário e Moda (2020) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É pós-graduado em marketing (2018) pela Universidade de São Paulo (USP/ESALQ). É graduado em Moda, com habilitação em design de moda (2014), pela Udesc. Atualmente, é professor assistente na Udesc e ministra aulas no bacharelado em moda.

Mariana Luísa Schaeffer Brilhante, MSc., Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

É mestra em Design de Vestuário e Moda (2021) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É especialista em Estudos Culturais e os Currículos Escolares Contemporâneos da Educação (2018) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É graduada em Design de Moda (2017) pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Mariana Moreira Carvalho, MSc., Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

É doutoranda em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É mestra em Design de Vestuário e Moda (2021) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É pós-graduada em Design de Moda (2018) pelo Istituto Europeo di Design (IED Firenze). É graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (2016) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Neide Köhler Schulte, Dra., Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

É doutora em Design (2011) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É mestre em Engenharia da Produção (2003) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É especialista em Ensino da Arte: fundamentos estéticos e metodológicos (1998) pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). É graduada pela Desenho e Plástica (1992) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é professora do quadro efetivo do bacharelado em moda e do Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda (PPGModa) da Udesc.

Publicado
2022-12-27
Visualizações
  • Artigo 138
  • PDF 0
Como Citar
Martin, P., Babinski Júnior, V., Brilhante, M., Carvalho, M., & Schulte, N. (2022). MODA E SUTENTABILIDADE: UMA CRÍTICA AO CONSUMO. IMPACT Projects, 1(2), 73-84. https://doi.org/10.59279/impact.v1i2.2084
Seção
03. IMPACTO SOCIOECONÔMICO