MECANISMOS PARA CONCEPÇÃO DE PROJETOS DE EDIFICAÇÕES SUSTENTÁVEIS NO BRASIL

Palavras-chave: Projeto sustentável. Estratégias bioclimáticas. Simulação computacional. Selos e Certificações ambientais.

Resumo

A construção civil é a atividade humana com maior impacto no meio ambiente, sendo de fundamental importância na consolidação das metas para desenvolvimento sustentável no país. Apesar dos maiores impactos na sustentabilidade do edifício ocorrerem durante o uso e manutenção, é no projeto do edifício que se tem maior potencial de interferir no desempenho ao longo da vida útil.  Desta forma, o objetivo deste artigo é entender por meio de quais mecanismos a sustentabilidade pode ser inserida nos processos de concepção de projetos de edificações novas e de intervenção em pré-existências brasileiros. Para tanto, foi adotada a revisão de literatura como metodologia da pesquisa. Como resultado, foi identificado que o projeto sustentável pode recorrer às estratégias bioclimáticas, às simulações computacionais para entendimento da performance dos edifícios em diversos cenários sustentáveis; às premissas das certificações e dos selos; e à sensibilidade do projetista para inserir as questões sociais no processo.

Publicado
2023-07-26
Visualizações
  • Artigo 119
  • PDF 86
Como Citar
Luz, S., Gonçalves, P., & Lima, F. (2023). MECANISMOS PARA CONCEPÇÃO DE PROJETOS DE EDIFICAÇÕES SUSTENTÁVEIS NO BRASIL. IMPACT Projects, 2(1), 157-174. https://doi.org/10.59279/impact.v2i1.2244
Seção
04. SUSTENTABILIDADE URBANA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA