ENTRE O CAMPO E A CIDADE: REFLEXÕES SOBRE CULTURA, DESIGN E SUSTENTABILIDADE NO SÉCULO XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59279/impact.v3i2.2896

Palavras-chave:

Design; Cultura; Sustentabilidade.

Resumo

O artigo apresenta o estudo de caso de uma loja do Velho Mercado Novo em Belo Horizonte, ocupação recente que reutiliza espaços e objetos no tradicional Mercado Novo da cidade. O estudo do Café Jetiboca revela não só o gosto pelo que é velho, mas também a recriação de vínculos entre o campo e a cidade por meio do design. A representação de uma cultura rural artesanal se dá em múltiplas escalas e suportes, envolvendo ambiências físicas e virtuais. O referencial da pesquisa trata do debate sobre a cultura do consumo e a busca pela sustentabilidade. As teorias do design ampliam a discussão quando argumentam sobre a necessidade de reconstituição cultural focada no cotidiano e em seus contextos. Na busca por essa transformação cultural, as ações de design empreendidas mostram o desejo por outras formas de vida, novos hábitos que estimam a memória em vez de uma renovação constante.

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Publicado

2024-09-22

Como Citar

Dias, J. M. P., & Engler, R. D. C. (2024). ENTRE O CAMPO E A CIDADE: REFLEXÕES SOBRE CULTURA, DESIGN E SUSTENTABILIDADE NO SÉCULO XXI. MPACT rojects, 3(2), 217–228. https://doi.org/10.59279/impact.v3i2.2896

Edição

Seção

05. IMPACTO AMBIENTAL E MERCADO DE TRABALHO