ÁBACO E O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ADULTOS E CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
DOI:
https://doi.org/10.59279/impact.v3i3.2934Palavras-chave:
Matemática, Lúdico, ÁbacoResumo
Este artigo apresenta o ábaco como um objeto lúdico para o ensino de matemática, que pode contribuir com o desenvolvimento cognitivo das crianças, também, auxilia no neurodesenvolvimento do Transtorno do Espectro Autista (TEA), e, portanto, é um importante recurso didático, que promove a diversidade e inclusão, sendo destinado para todos(as) públicos e idades. Nesse sentido, o objetivo é evidenciar a contribuição do ábaco no ensino de matemática para Adultos e crianças com TEA. A metodologia é qualitativa, com abordagem bibliográfica e estudo de caso, para as análises reflexivas dos dados observados na manipulação do ábaco, utilizou-se do construtivismo Piagetiano. Os resultados apontam, que o ábaco contribui de forma lúdica e prazerosa para o processo de ensino e aprendizagem da matemática, possibilitando a compreensão e auxiliando no desenvolvimento cognitivo, social, cultural dos alunos(as) da Educação de Jovens e Adultos e com TEA.
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