GRUPO DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO DE SURDOS – GPES: PANORAMA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO SUL E SUDESTE PARAENSE
Main Article Content
Resumo
Este artigo pretende apresentar resultados parciais das pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos-GPES, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-Unifesspa. O grupo tem como objetivo realizar o Projeto de Pesquisa Educação de Surdos: Políticas de Inclusão, Educação Bilíngue, Práticas Pedagógicas, Contextos de Ensino e Formação de Professores. As pesquisas empreendidas pelo grupo, a partir desse projeto tem o objetivo de identificar como a educação para surdos está se organizando nos municípios paraenses, sobretudo na região sul e sudeste do estado, identificando se a proposta de educação bilíngue prevista na legislação e as formas de organização dessa educação estão sendo efetivadas. A metodologia de pesquisa segue uma proposta de análise qualitativa, de cunho exploratório interpretativista, a partir dos procedimentos de observação nas salas de ensino comum e nos espaços de Atendimento Educacional Especializado-AEE ou centros especializados, bem como entrevistas com profissionais que atuam nesses espaços, e em departamentos e secretarias de educação dos municípios. Os resultados parciais apresentados neste artigo trazem aspectos gerais da organização da educação de surdos em 04 (quatro) municípios apresentando e discutindo os avanços e dificuldades para a efetivação da educação bilíngue de surdos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Article Details
Como Citar
Cerqueira da Silva, F., dos Santos Silva, A., Gomes dos Santos, S., & Borges Martins, V. (2018). GRUPO DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO DE SURDOS – GPES: PANORAMA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO SUL E SUDESTE PARAENSE. Revista GPES - Estudos Surdos (ISSN 2595-9832), 1(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/revistagpes/article/view/355
Seção
Artigos
A aceitação do trabalho implica na transferência automática dos direitos autorais para a Revista GPES - Estudos Surdos.