GRUPO DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO DE SURDOS – GPES: PANORAMA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO SUL E SUDESTE PARAENSE

Main Article Content

Francisca Maria Cerqueira da Silva
Ana Paula dos Santos Silva
Simone Gomes dos Santos
Valmária Borges Martins

Resumo

Este artigo pretende apresentar resultados parciais das pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos-GPES, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-Unifesspa. O grupo tem como objetivo realizar o Projeto de Pesquisa Educação de Surdos: Políticas de Inclusão, Educação Bilíngue, Práticas Pedagógicas, Contextos de Ensino e Formação de Professores. As pesquisas empreendidas pelo grupo, a partir desse projeto tem o objetivo de identificar como a educação para surdos está se organizando nos municípios paraenses, sobretudo na região sul e sudeste do estado, identificando se a proposta de educação bilíngue prevista na legislação e as formas de organização dessa educação estão sendo efetivadas. A metodologia de pesquisa segue uma proposta de análise qualitativa, de cunho exploratório interpretativista, a partir dos procedimentos de observação nas salas de ensino comum e nos espaços de Atendimento Educacional Especializado-AEE ou centros especializados, bem como entrevistas com profissionais que atuam nesses espaços, e em departamentos e secretarias de educação dos municípios. Os resultados parciais apresentados neste artigo trazem aspectos gerais da organização da educação de surdos em 04 (quatro) municípios apresentando e discutindo os avanços e dificuldades para a efetivação da educação bilíngue de surdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Cerqueira da Silva, F., dos Santos Silva, A., Gomes dos Santos, S., & Borges Martins, V. (2018). GRUPO DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO DE SURDOS – GPES: PANORAMA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO SUL E SUDESTE PARAENSE. Revista GPES - Estudos Surdos (ISSN 2595-9832), 1(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/revistagpes/article/view/355
Seção
Artigos