BILINGUISMO: O QUE DIZEM ALGUNS PROFESSORES DE SURDOS?

Autores

  • Walber Christiano Lima da Costa Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)
  • Gabrielle Janaina Barros de Menezes Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)
  • Rennan Alberto dos Santos Barroso Secretaria Estadual de Educação do Maranhão

Palavras-chave:

Bilinguismo. Surdos. Educação.

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar reflexões acerca do que pensam alguns professores de surdos em relação ao bilinguismo. Esta proposta educacional, consideramos ser a mais adequada para as pessoas surdas, entretanto sabemos que muitas lacunas precisam ser preenchidas para a alcançarmos de forma efetiva. Para este estudo em primeiro momento nos embasamos em autores da educação de surdos, especialmente aos que defendem o bilinguismo como caminho favorável para os surdos. Em segundo momento realizamos uma pesquisa de campo onde entrevistamos 4 (quatro) educadoras que atuam com surdos afim de buscarmos sobre o que pensam estas professoras. Como resultados, constatamos que estas entendem que a proposta bilíngue é o melhor caminho, porém a falta de tempo e de conhecimento sobre o bilinguismo são as maiores dificuldades para sua implantação. Verificamos ainda que muitas instituições não estão preparadas para o atendimento bilíngue, o que deve estar trazendo prejuízos para a educação dos surdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-16

Como Citar

Lima da Costa, W. C., Barros de Menezes, G. J., & dos Santos Barroso, R. A. (2018). BILINGUISMO: O QUE DIZEM ALGUNS PROFESSORES DE SURDOS?. Revista GPES studos urdos (ISSN 2595-9832), 1(1). ecuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/revistagpes/article/view/356

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)