MONITORIA: ESPAÇO DE INTEGRAÇÃO E FORMAÇÃO PARA INGRESSANTES DE ENGENHARIA - 25

  • Jeferson Carvalho da Silva
  • Elizeu Melo da Silva

Resumo

Devido ao aumento exponencial de alunos nas universidades, desde os últimos anos, é possível perceber uma carência de docentes, o que gera um aumento da carga horária para os já existentes. Diante disso, o projeto de monitoria está inserido entre as modalidades de programas pedagógicos presentes nas Universidades com o intuito de amenizar essa carência, onde o desenvolver de suas atividades aproxima o discente monitor do papel de professor, otimiza e aprofunda seus conhecimentos, além de favorecer a criação de vínculos entre discentes. Objetivou-se com este trabalho perceber as contribuições da monitoria para a vida acadêmica e desenvolvimento profissional do engenheiro, a partir da análise dos resultados conceituais na disciplina de Cálculo com geometria analítica II obtidos ao fim do período letivo 2018.4. Os resultados indicaram e destacaram a importância do projeto de monitoria para a engenharia, possibilitando o aperfeiçoamento de conhecimentos, o esclarecimento de dúvidas e favorecendo a criação de um vínculo que facilitava a integração dos discentes envolvidos. Destacou-se também, a importância na participação do projeto. Portanto, o papel da monitoria deve ter mais destaque na Universidade, já que sua metodologia pedagógica traz consigo ferramentas capazes de contribuir significativamente para o ensino aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-10-17
Visualizações
  • Artigo 83
  • PDF 129
Como Citar
da Silva, J., & da Silva, E. (2019). MONITORIA: ESPAÇO DE INTEGRAÇÃO E FORMAÇÃO PARA INGRESSANTES DE ENGENHARIA - 25. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 4(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/1048