LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DE PRODUÇÃO: PROPOSTA DE INOVAÇÃO METODOLÓGICA COM RECURSOS DIDÁTICO- PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS EM ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE MARABÁ-PA - 32

  • Ana Caroline dos Santos
  • Milena Resende Moraes
  • Clarissa Raimundo de Ataíde
  • Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo

Resumo

Este trabalho, retrará o desenvolvimento de um Programa de ensino intitulado: Laboratório Interdisciplinar de Inovação no Ensino Inclusivo: Utilização e Desenvolvimento de Recursos e Tecnologias Assistivas Pedagógicas em Escolas da Educação Básica. O projeto tem a finalidade de aplicar a utilização e desenvolver, metodologias, recursos e modelos de materiais didático-pedagógicos adaptados/acessíveis inovadores do ensino para o público de alunos com deficiência visual, surdez, paralisia cerebral, deficiência intelectual e transtorno do espectro autista. O projeto envolvendo atividades de pesquisa, com instrumentos de levantamentos de demandas, planeja com as participantes intervenções configurando-se princípios da pesquisa colaborativa (IBIAPINA, 2008), abrangendo quatro escolas públicas de Marabá, sendo elas de ensino fundamental e Médio (1º ao 5º ano, 6º ao 9º ano e 1º ao 3º ano do médio), estabelecendo uma parceria entre escolas da educação básica e universidade. Como ações do projeto, tem sido desenvolvido materiais didáticos acessíveis, nos quais se aplicam protocolo de análise do potencial pedagógico, assim como metodologias exitosas têm sido documentadas, para fins de socialização em Mostras de boas práticas. A concepção diretrizes do Desenho Universal de Aprendizagem – DUA, é um dos princípios diretivos das propostas construídas com professores da educação básica.
Publicado
2019-10-18
Como Citar
dos Santos, A., Moraes, M., de Ataíde, C., & Cavalcante Rabelo, L. (2019). LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DE PRODUÇÃO: PROPOSTA DE INOVAÇÃO METODOLÓGICA COM RECURSOS DIDÁTICO- PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS EM ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE MARABÁ-PA - 32. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 4(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/1057

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)