O SIGNIFICADO DO APOIO, AÇÕES DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO PARA BOLSISTAS APOIADORES

  • Rabech dos Santos da Costa
  • Suéllen de Carvalho Soares
  • Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo

Resumo

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (NAIA) foi criado com o intuito de minimizar as barreiras (pedagógicas, arquitetônicas, atitudinais e entre outras) e promover a inclusão na ambiência acadêmica da Unifesspa. O Naia toma como pressupostos a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva que direciona o seu atendimento ao público especifico de pessoas com deficiência, uma vez que a universidade passa a dispor 5 vagas destinadas as mesmas (SECADI/MEC, 2008). Em vista disso, o número de pessoas com deficiência dentro da universidade tem aumentado a demanda em serviços de atendimento educacional especializado. E a partir dessa demanda se tornou necessário a implementação de uma política institucional, o programa intitulado: Programa de Apoiadores a Discentes com Deficiência em Ações de Acessibilidade e Inclusão, que tem como documento orientador o Programa Incluir do Ministério da Educação (NAIA/INCLUIR/MEC Nº 001/2017). O programa citado funciona com a atuação de bolsistas apoiadores pertencentes aos diversos cursos de graduação da Unifesspa, que realizam dentre as suas funções, a acessibilização de materiais em formatos editáveis para uso em leitores de tela, auxilio na locomoção, apoio como escriba, apoio como ledor, áudio descrição, ampliação de gráficos e tabelas, elaboração de materiais tridimensionais e acompanhamento em sala de aula, que são as principais demandas recebidas no núcleo (NAIA - Nº 003/2018). Esses serviços seguem todos os pressupostos elencados na Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que objetivam a promoção da inclusão desse público historicamente marginalizado, possibilitando a criação de espaços inclusivos visando eliminar a exclusão social e acadêmica das pessoas com deficiência da Unifesspa, com ações afirmativas e partindo de princípios dialógicos com a comunidade acadêmica (SECADI/MEC, 2008). Sabendo disso, o objetivo deste trabalho é relatar as experiencias adquiridas pelos discentes enquanto bolsistas, a partir dos relatórios de avaliação do programa de bolsista apoiador.

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Publicado
2019-07-30
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Como Citar
da Costa, R., Soares, S., & Cavalcante Rabelo, L. (2019). O SIGNIFICADO DO APOIO, AÇÕES DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO PARA BOLSISTAS APOIADORES. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 3(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/532