PROGRAMA DE MONITORIA GERAL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO DESEMPENHO DOS DISCENTES NA DISCIPLINA DE DIREITO E LEGISLAÇÃO
Palavras-chave:
Análise comparativa; Projeto de Ensino; Monitoria; Ensino-aprendizagemResumo
O trabalho em questão traz uma análise comparativa entre duas turmas de uma mesma disciplina que
ocorreu em períodos distintos, 2019.2 (ensino presencial e sem monitor) e 2020.5 (ensino remoto e com
monitora). O objetivo geral baseia-se na comparação do desempenho das turmas mencionadas em relação ao
índice de reprovação e conceitos alcançados. Como princípio metodológico utilizou-se de pesquisa
exploratória de caráter quali-quantitativo. Após as análises, notou-se que a turma com a presença da monitora
conseguiu um desempenho melhor no quesito aprovação e quantidade de conceitos “excelentes” quando
comparada com a turma que ocorreu no presencial e sem a presença de um monitor (a). Assim pode-se
confirmar a importância do programa de monitoria nos mais diversos cursos de graduação da Unifesspa, pois
houve um fortalecimento do ensino, mesmo em formato remoto.