Monitoria da disciplina História da Educação no Brasil
Palavras-chave:
História da Educação; Política; Brasil.Resumo
O presente trabalho é referente ao projeto de monitoria da disciplina de História da Educação no
Brasil. Por meio do ensino remoto (PLE), a disciplina busca analisar a historicidade e a especificidade da
História da Educação no Brasil em quatro temas principais: a relação entre História e Educação; História das
instituições escolares no Brasil, formais ou informais; políticas e culturas educacionais no Brasil em perspectiva
histórica; conceitos e práticas pedagógicas historicamente observados na constituição do campo educacional no
Brasil. O intuito é compreender a abordagem histórica do cenário educacional no Brasil colonial com enfoque
na cultura escolar e práticas educativas no Brasil, do século XIX a meados do século XX e perceber como eram
as escolas públicas brasileiras nos pós 1964: sujeitos, saberes, memória e práticas educacionais do Brasil
contemporâneo. Portanto o objetivo principal é identificar a importância da História da Educação para a
compreensão da organização escolar no Brasil em suas diversas temporalidades.