Monitoria da disciplina História da Educação no Brasil

Autores

  • Layane Almeida Magalhães
  • Heraldo Márcio Galvão Júnior

Palavras-chave:

História da Educação; Política; Brasil.

Resumo

O presente trabalho é referente ao projeto de monitoria da disciplina de História da Educação no
Brasil. Por meio do ensino remoto (PLE), a disciplina busca analisar a historicidade e a especificidade da
História da Educação no Brasil em quatro temas principais: a relação entre História e Educação; História das
instituições escolares no Brasil, formais ou informais; políticas e culturas educacionais no Brasil em perspectiva
histórica; conceitos e práticas pedagógicas historicamente observados na constituição do campo educacional no
Brasil. O intuito é compreender a abordagem histórica do cenário educacional no Brasil colonial com enfoque
na cultura escolar e práticas educativas no Brasil, do século XIX a meados do século XX e perceber como eram
as escolas públicas brasileiras nos pós 1964: sujeitos, saberes, memória e práticas educacionais do Brasil
contemporâneo. Portanto o objetivo principal é identificar a importância da História da Educação para a
compreensão da organização escolar no Brasil em suas diversas temporalidades.

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Publicado

2022-02-24

Como Citar

Magalhães, L. A., & Júnior, H. M. G. (2022). Monitoria da disciplina História da Educação no Brasil. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 5(1), 1–3. ecuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/1806