Conhecendo uma outra Amazônia em Xinguara

  • Bruna Maria dos Santos Silva
  • Fabrício Borges da Silva Mota
  • Luana Leticia Lima da Silva Rodrigues
  • Daniel Brasil Justi

Resumo

Este trabalho contará com uma apresentação que é fruto de produção do projeto do PIBID com enfoque nos Estudos Amazônicos e a Interdisciplinaridade na formação do Educador-Pesquisador na área de ciências humanas que dispôs o seu início durante o ano de 2021. Visando trabalhar a interdisciplinaridade entre as disciplinas de história e geografia, com a finalidade de explorar, as diversas pluralidades que o conceito de Amazônia pode carregar. Dessa forma analisando e questionando a constituição da disciplina Estudos Amazônicos, promovendo debates sobre os conteúdos ofertados, material didático, sobre o livro didático: Por quem são produzidos e para quem são produzidos? o quanto de identificação é gerado com esses materiais? É uma pesquisa que levanta mais questionamentos do que resoluções, ao passo que um dos diversos caminhos que poderia ter sido trilhado, foi escolhido a produção do material paradidático com a finalidade de evidenciar as diferentes realidades vividas pelas pessoas que estão na Amazônia por um prisma ecológico retratando dilemas regionais das pessoas que vivem no Sul e Sudeste do Pará. Por meio da criação de personagens locais com intuito de gerar identificação com os alunos na sala de aula. Logo, foi possível a criação do material, com o intuito dos professores poderem falar de uma Amazônia descentralizada dos ritos e símbolos das capitais

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-02-01
Visualizações
  • Artigo 32
  • PDF 14
Como Citar
Silva, B., Mota, F., Rodrigues, L., & Justi, D. (2024). Conhecendo uma outra Amazônia em Xinguara. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 7(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/2677

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)