Conhecendo uma outra Amazônia em Xinguara
Abstract
Este trabalho contará com uma apresentação que é fruto de produção do projeto do PIBID com enfoque nos Estudos Amazônicos e a Interdisciplinaridade na formação do Educador-Pesquisador na área de ciências humanas que dispôs o seu início durante o ano de 2021. Visando trabalhar a interdisciplinaridade entre as disciplinas de história e geografia, com a finalidade de explorar, as diversas pluralidades que o conceito de Amazônia pode carregar. Dessa forma analisando e questionando a constituição da disciplina Estudos Amazônicos, promovendo debates sobre os conteúdos ofertados, material didático, sobre o livro didático: Por quem são produzidos e para quem são produzidos? o quanto de identificação é gerado com esses materiais? É uma pesquisa que levanta mais questionamentos do que resoluções, ao passo que um dos diversos caminhos que poderia ter sido trilhado, foi escolhido a produção do material paradidático com a finalidade de evidenciar as diferentes realidades vividas pelas pessoas que estão na Amazônia por um prisma ecológico retratando dilemas regionais das pessoas que vivem no Sul e Sudeste do Pará. Por meio da criação de personagens locais com intuito de gerar identificação com os alunos na sala de aula. Logo, foi possível a criação do material, com o intuito dos professores poderem falar de uma Amazônia descentralizada dos ritos e símbolos das capitais