APLICAÇÃO DA GESTÃO DE PROCESSOS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE ESTUDANTES QUILOMBOLAS

  • Julielton Campos
  • Nalbert Victor Serrão Teixeira
  • Tatiani da Luz Silva
  • Emmanuelle Sá Freitas

Resumo

O ensino público e o sistema educacional brasileiro apresentam questões importantes a serem debatidas e no decorrer do final do século XX e início de século atual foram criados projetos educacionais do governo de inclusão de comunidades indígena e quilombola. Neste projeto de ensino desenvolvido com discentes quilombolas do ensino superior, utilizamos o método PDCA (planejar, fazer, verificar e agir) com objetivo de avaliar a eficácia das ferramentas de gestão em um projeto acadêmico, concluindo que as medidas geram um efeito positivo para intensificar a permanência de discentes quilombolas no ambiente acadêmico.

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Publicado
2024-02-05
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Como Citar
Campos, J., Teixeira, N., Silva, T., & Freitas, E. (2024). APLICAÇÃO DA GESTÃO DE PROCESSOS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE ESTUDANTES QUILOMBOLAS. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 7(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/2698