PERCEPÇÕES DA EXPERIÊNCIA DOCENTE EM MATEMÁTICA NA EJA DURANTE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Elinete do Espírito Santo Araújo
  • Cristiane Johann Evangelista
  • Dilson Henrique Ramos Evangelista

Resumo

O Residência Pedagógica é um programa de formação de professores no Brasil, financiado pela
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Ele visa aprimorar a formação
prática dos estudantes de licenciatura, proporcionando-lhes uma imersão na rotina escolar desde o início da
graduação. O presente trabalho tem como objetivo relatar e refletir sobre experiências e práticas em Educação
Matemática realizadas durante o Programa de Residência Pedagógica (PRP) e suas contribuições para os
estudantes da EJA. As atividades matemáticas foram desenvolvidas com alunos da EJA, em uma escola de
educação básica, em Ji-Paraná, sob a supervisão de um professor da rede de ensino e de um professor orientador
da Unifesspa, enquadrando-se na abordagem qualitativa, com análise interpretativa dos dados. Elucidou-se que
as atividades lúdicas e investigativas desenvolvidas no PRP permitiram a participação ativas de todos os alunos
da EJA, contribuíram para a superação de dificuldades de conteúdos matemáticos básicos e oportunizaram o
diálogo entre pares que auxiliaram o enfrentamento de deficiências de níveis escolares anteriores.

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Publicado

2025-03-27

Como Citar

Araújo, E. do E. S. ., Evangelista, C. J. ., & Evangelista, D. H. R. . (2025). PERCEPÇÕES DA EXPERIÊNCIA DOCENTE EM MATEMÁTICA NA EJA DURANTE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 8(1). ecuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/3011

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