EXPERIÊNCIA DIDÁTICA PROMOVENDO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Edinete do Espírito Santo Araújo
  • Shaiury Silva Guimarães
  • Cristiane Johann Evangelista
  • Dilson Henrique Ramos Evangelista

Resumo

Este resumo visa relatar a prática didática do jogo “Desafio das Expressões Numéricas” aplicado
durante o Projeto Residência Pedagógica, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental, na Escola
Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Jorceli Silva Sestari, durante o Programa Residência Pedagógica.
Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, voltada em analisar o desempenho dos alunos em atividades
que envolvam as expressões numéricas. O trabalho teve como objetivo refletir sobre as contribuições do Jogo
das Expressões Numéricas como recurso didático no ensino em uma turma do 6º ano. Com a atividade, tornouse possível identificar um lampejo de interesse dos discentes em aprender a disciplina, sendo este estimulado
através de uma competição interna na classe. Constatou-se que utilizar o “Desafio das Expressões Numéricas”
foi benéfico para a formação de professores de matemática e para o aprendizado dos alunos, auxiliou na
resolução das questões, estimulou o trabalho em equipe, o raciocínio matemático e reduziu a monotonia
durante a aula, trazendo uma perceptível mudança em relação ao cotidiano da turma. Sendo assim, por meio
desse jogo proporcionamos aos estudantes um novo meio de aprendizagem, além de auxiliar no
desenvolvimento do raciocínio matemático demonstrando que existem vários métodos para aprender
matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-03-27

Como Citar

Araújo, E. do E. S. ., Guimarães, S. S. ., Evangelista, C. J. ., & Evangelista, D. H. R. . (2025). EXPERIÊNCIA DIDÁTICA PROMOVENDO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 8(1). ecuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/3058

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>