JOGO DA ASMD COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES NO PIBID

  • Maclaudio Leal Dos Santos Morais
  • Valeria Viturino Fronteli
  • Dilson Henrique Ramos Evangelista
  • Cristiane Johann Evangelista

Resumo

O presente trabalho aborda a temática “jogo e aprendizagem” e tem como objetivo relatar uma experiência vivida com o Jogo ASMD, como recurso didático para o processo de ensino-aprendizagem das quatro operações matemáticas em uma turma de sexto ano em Cumaru do Norte, durante as ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. O texto traz considerações acerca de um trabalho de intervenção em sala de aula, realizado em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental na Escola Iron Fernandes, utilizando um jogo de tabuleiro conhecido como Jogo da Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão (ASMD). Na qual foi realizada observação e aplicação em sala de aula. O estudo fundamenta-se nas principais discussões teóricas acerca da relação jogo e aprendizagem. Concluiu-se que o uso do Jogo da ASMD se mostrou um excelente recurso didático ao contribuir de maneira significativa para o processo de ensino-aprendizagem das quatro operações, uma vez que facilitou a compreensão de ideias das operações, e despertou a curiosidade e interesse dos alunos do sexto ano. Além disso, permitiu o exercício do cálculo mental, contribuindo para o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-02-06
Visualizações
  • Artigo 29
  • PDF 14
Como Citar
Morais, M., Fronteli, V., Evangelista, D., & Evangelista, C. (2024). JOGO DA ASMD COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES NO PIBID. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 7(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/2777

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 3 > >>