APLICAÇÃO DO DOMINÓ DE EQUAÇÃO DE 2º GRAU COMO INSTRUMENTO

  • Luzivalda Araujo de Sousa
  • Sirlane dos Santos Dourado
  • Cristiane Johann Evangelista
  • Dilson Henrique Ramos Evangelista

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as experiências vividas na atividade lúdica com o jogo dominó das equações de 2º grau, durante o Programa Residência Pedagógica – PRP. Esse programa é financiado pela CAPES, que tem por intuito inserir o acadêmico na vivência escolar de forma gradual. O jogo dominó das equações de 2º grau foi utilizado para auxiliar na aprendizagem e fixação do conteúdo, antes do período das avaliações bimestrais em uma turma de 9º ano da Escola EMEF Therezinha Abreu Vita, no período noturno. A aplicação teve como principais objetivos didáticos levar os alunos a desenvolver habilidades na resolução de equações de 2º grau de forma reduzida e na forma ax² + bx +c = 0, fazendo uso das técnicas trabalhadas em sala de aula com o professor regente, estimular a criatividade e promover conhecimentos aritméticos. A análise dos dados demonstrou que os alunos alcançaram essas habilidades por meio da participação ativa dos alunos. Concluímos que foi uma atividade proveitosa, haja vista que os alunos conseguiram trabalhar bem a dinâmica e ainda foi preciso estender o tempo de realização da atividade por pedido dos próprios alunos que ficaram muito interessados na dinâmica utilizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-02-05
Visualizações
  • Artigo 13
  • PDF 7
Como Citar
Sousa, L., Dourado, S., Evangelista, C., & Evangelista, D. (2024). APLICAÇÃO DO DOMINÓ DE EQUAÇÃO DE 2º GRAU COMO INSTRUMENTO. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 7(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/2768

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 3 > >>