RELATO DE EXPERIÊNCIA NA MONITORIA DE DIDÁTICA DA MATEMÁTICA

Autores

  • Marta Vieira da Silva
  • Samira Santos Ferrugine
  • Dilson Henrique Ramos Evangelista
  • Cristiane Johann Evangelista

Palavras-chave:

Monitoria; Didática da Matemática; CmapTools; Ensino e Aprendizagem.

Resumo

Neste trabalho, apresentamos alguns relatos que foram frutos do Programa de Monitoria de
Disciplinas com Práticas de Laboratório (PML), sob o edital de nº 03/2020, onde contemplou a disciplinas de
Didática da Matemática, com carga horária de 68 horas sendo distribuídas nesse componente curricular: 34
horas para aulas teórica, 17 horas para aulas práticas e 17 horas para aulas de extensão. A disciplina foi
ofertada para a turma 2018 do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Sul e
Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Esse estudo tem como objetivo relatar a importância da Didática da
Matemática no curso de Licenciatura em Matemática assim como as práticas de monitoria desenvolvidas ao
longo da disciplina. O projeto foi desenvolvido seguindo quatro etapas, dentre elas o auxílio aos discentes de
forma remota durante o uso do software CmapTools e plantão de dúvidas pelo grupo de Whatsapp. A
monitoria durou quatro meses, e foi desenvolvida entre os meses de março a junho de 2020. Por fim, a
monitoria contribuiu no aprendizado das monitoras e dos discentes, pois houve elaboração e reflexão das
atividades desenvolvidas, de tal maneira que colaborou para a compreensão da natureza do papel didático do
professor, auxiliando os futuros docentes a entenderem melhor a complexidade do fenômeno da
aprendizagem matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-02-25

Como Citar

Silva, M. V. da, Ferrugine, S. S., Evangelista, D. H. R., & Evangelista, C. J. (2022). RELATO DE EXPERIÊNCIA NA MONITORIA DE DIDÁTICA DA MATEMÁTICA. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 5(1), 1–4. ecuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/1811

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>