GRUPO DE GEOMETRIA DO IEA

  • Gleny Pereira de Souza
  • Denise Garcia K. Peixoto
  • Samira Santos Ferrugine
  • Manolo Rodriguez Heredia

Resumo

Os conteúdos do ensino fundamental e médio também têm de ser estudados, buscando em cada aula resgatar do aluno suas técnicas de aprendizagem, associando a teoria à Prática Pedagógica do ensino de Matemática. Rever esses assuntos pode significar para muitos a oportunidade de aprender de fato aquilo que muitas vezes não foi possível estudar em um curso de magistério tradicional. Isso trará reflexos imediatos na postura do licenciado em seu local de trabalho (UFPA, 2014, p. 8).

O ensino da geometria é um desafio muito grande. Essa disciplina requer que os discentes aprendam definições e propriedades, e a partir delas criem e mostrem novas definições e propriedades formalmente chamadas: Lemas, Proposições e Teoremas. Esses são termos matemáticos que o discente teme, pois vê neles mais conceitos para memorizar em lugar de ferramentas úteis para sua aprendizagem geométrica. O problema se aprofunda quando o discente memoriza conceitos e propriedades que dependem de outros, os quais ele sente dificuldade em compreender. Isso resulta em que o discente resolva os problemas mecanicamente sem entender o porquê das contas que realiza.

Na Educação Básica, os alunos devem aprender conceitos geométricos iniciais sobre a geometria. A pesar disso, nos dois primeiros períodos do curso de Licenciatura em Matemática no Instituto de Engenharia do Araguaia, os discentes estudam geometria euclidiana e geometria analítica e nessas disciplinas os acadêmicos ingressantes apresentam muita dificuldade acarretando reprovações que os desmotivam a continuar no Curso. Entre as principais dificuldades apresentadas destacam-se: a percepção da disciplina apenas como conceitos métricos: medida de ângulos, lados, entre outros; o costume em colocar um valor numérico a cada objeto matemático e a dificuldade em generalizar um conceito. Esses problemas acarretam um forte desânimo tanto no professor quanto nos discentes, pois nenhum consegue alcançar seu respectivo objetivo na disciplina.

O projeto teve como objetivo auxiliar os discentes ingressantes do curso de Licenciatura Plena em Matemática da UNIFESSPA nas disciplinas de Geometria, notando a importância de uma breve revisão de tópicos geométricos no qual os estudantes apresentavam maior índice de dificuldades. A deficiência de conteúdo é refletida principalmente na área da Geometria, quando o aluno não conhece o básico que é a nomenclatura das formas geométricas. O Grupo de Geometria do IEA, aplicou na primeira fase as teorias, mostrando algumas histórias e fundamentos. Na segunda fase foram trabalhados: resoluções de exercícios, contato com materiais desenvolvidos no Laboratório de Ensino de Matemática do Araguaia (LEMA), cujo coordenador é o Prof. Dr. Manolo Rodriguez Heredia, e para aprofundar os conhecimentos foram resolvidos exercícios propostos pelo Grupo do IEA. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-07-02
Visualizações
  • Artigo 160
  • PDF 69
Como Citar
Souza, G., Peixoto, D., Ferrugine, S., & Heredia, M. (2019). GRUPO DE GEOMETRIA DO IEA. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 3(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/737

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 > >>