PRÁTICAS DA MONITORIA DE GEOMETRIA ANALÍTICA ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

  • Marta Vieira da Silva
  • Manolo Rodriguez Heredia
Palavras-chave: Monitoria acadêmica; Ensino-Aprendizagem; Geometria Analítica

Resumo

O objetivo deste trabalho é retratar a importância do programa de monitoria nos cursos de ensino
superior tanto para o aluno-monitor quanto para os discentes ingressantes da disciplina, além de relatar a
experiência vivenciada em uma turma de Geometria Analitica do curso de Licenciatura em Matemática no
Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).
As atividades desenvolvidas no decorrer da disciplina ocorreram de forma remota pela plataforma Google
Meet e Google Classroom, e pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, devido ao distanciamento social,
ocorrido pela Covid – 19. Além disso, as aulas foram elaboradas mediante construção de applets que ajudam
na aprendizagem de conceitos e definições. Os applets utilizam geometria dinâmica e foram disponibilizados
de maneira online pelo grupo virtual da disciplina no Google Classroom, utilizando o software Geogebra.
Apesar de poucos alunos procurarem auxílio da aluna-monitora, percebemos que parte deles buscavam
várias maneiras de aprender o que estava sendo estudado na disciplina, sendo com a ajuda de livros didáticos
ou por vídeos aulas no Youtube. O programa de monitoria proporcionou ao aluno-monitor aprofundar os
conhecimentos já adquiridos durante o percurso acadêmico, além de adquirir experiência para formação
docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-02-24
Visualizações
  • Artigo 91
  • PDF 64
Como Citar
Silva, M., & Heredia, M. (2022). PRÁTICAS DA MONITORIA DE GEOMETRIA ANALÍTICA ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 5(1), 1-3. Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/1763

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)