MONITORIA NA MATÉRIA FUNDAMENTOS DA GEOMETRIA PLANA

  • Denise Garcia Kozlowski Peixoto
  • Manolo Rodriguez Heredia

Resumo

A atividade de Monitoria é uma modalidade fundamental na proposta de ensino da Universidade do Sul de Sudeste do Pará (UNIFESSPA) como atividade extracurricular, com o intuito de auxiliar alunos com dificuldade nas disciplinas oferecidas no Curso de Licenciatura em Matemática e despertar o interesse do aluno monitor pela docência e pesquisa, possibilitando a experiência da vida acadêmica, por meio de planejamento, organização e acompanhamento das atividades desenvolvidas em sala de aula, sob a orientação do professor responsável pela disciplina.
Para auxiliar os alunos a um melhor desempenho educacional foi disponibilizado no Edital nº 08/2017 com vigência de 01/06/2017 à 30/09/2017 o programa de monitoria geral em Fundamentos da Geometria Plana. As atividades foram realizadas no período vespertino nas instalações da Universidade, com 20 horas semanais, divididos entre o planejamento dos conteúdos teóricos dados no plano de aula e encontros periódicos.
Como destaca Plano Nacional de Educação (2001):
Nenhum país pode aspirar a ser desenvolvido e independente sem um forte sistema de educação superior. Num mundo em que o conhecimento sobrepuja os recursos materiais como fator de desenvolvimento humano, a importância da educação superior e de suas instituições é cada vez maior (PNE, 2001, p. 35).
O aluno monitor deve demonstrar a capacidade de desenvolver atividades didáticas da disciplina. Além de ser uma atividade remunerada deve ser considerado no seu currículo acadêmico. A busca por conhecimento fora da sala de aula e uma rotina de estudo bem elaborada é muito importante para acrescentar e complementar o conteúdo das disciplinas ministradas e garantir uma boa formação acadêmica.
O projeto de monitoria tem por finalidade contribuir para que os alunos possam reduzir as dificuldades que surgem no decorrer dos estudos, para que se evitem problemas decorrentes visto nas universidades como reprovação, falta de motivação e evasão do curso. Neste contexto, proporciona a troca de conhecimento entre os alunos, estudos em grupo e solucionar suas dúvidas mais rapidamente.
Plano Nacional de Educação (2001) apresenta os índices da dificuldade em se ter uma educação superior:
No conjunto da América Latina, o Brasil apresenta um dos índices mais baixos de acesso à educação superior, mesmo quando se leva em consideração o setor privado. Assim, a porcentagem de matriculados na educação superior brasileiro em relação à população de 18 a 24 anos é de menos de 12%, comparando-se desfavoravelmente com os índices de outros países do continente (PNE, 2001, p. 31).
A oportunidade de se ingressar a uma Universidade Federal com um ensino de qualidade é muito importante, mais ainda é concluir o curso e exercer o papel de monitor traz inúmeros benefícios para a vida acadêmica, profissional e pessoal. Durante este período o aluno monitor entra em contato com a docência, contribui para auxiliar esses alunos a ter uma rotina de estudo, reforça e amplia seu conhecimento por estar sempre pesquisando além dos conteúdos dados em sala de aula para que seja possível sanar as dúvidas dos outros estudantes.
Esta modalidade de ensino-aprendizagem ainda visa promover a relação entre docentes e discentes em busca da melhoria do ensino, estando sempre se reunindo a fim de diagnosticar os problemas e obter melhores resultados tanto dentro da sala de aula quanto fora dela. O aprendizado se torna mais individual com melhor esclarecimento do que foi aprendido.
Candau (1986) destaca a importância do projeto de monitoria:
Atualmente, os procedimentos de monitoria vêm ganhando espaços no contexto da realidade educacional das instituições de ensino superior à medida que demonstram resultados úteis e atenda as dimensões política, técnica e humana da prática pedagógica (CANDAU, 1986, p. 12).
A importância de se participar do programa de monitoria se torna uma experiência única para os alunos de licenciatura, tendo seu primeiro contato com a sala de aula, podendo ter a descoberta da vocação, ou não pela docência, tendo contato direto com a preparação dos estudos e a rotina das aulas, se preparando para que no futuro, possam tornar-se profissionais aptos e dedicados com a carreira escolhida.
Sendo assim, este trabalho tem como objetivo relatar a experiência e resultados da monitoria da disciplina Fundamentos da Geometria Plana, bem como demonstrar a importância da monitoria, enquanto instrumento de ensino - aprendizagem para a formação e desenvolvimento acadêmico do aluno monitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-08-01
Visualizações
  • Artigo 223
  • PDF 187
Como Citar
Peixoto, D., & Heredia, M. (2019). MONITORIA NA MATÉRIA FUNDAMENTOS DA GEOMETRIA PLANA. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 3(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/677

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)