MONITORIA NA DISCIPLINA MATEMÁTICA BÁSICA I
Palavras-chave:
Ensino – Aprendizagem; Monitoria; Resolução de Exercícios; Matemática Básica IResumo
O presente trabalho pretende relatar a experiência de participar da monitoria da disciplina
Matemática Básica I, junto a Universidade do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) no campus de Santana do
Araguaia, para os alunos ingressantes no curso de Licenciatura Plena em Matemática. A monitoria consiste na
realização de atividades didáticas, sob a colaboração do professor, e permite uma primeira experiência para o
aluno monitor como professor, contribuindo assim para a sua formação acadêmica e seu desenvolvimento para
a futura profissão de professor de Matemática. Esta experiência facilita o contato prévio com a docência, nesse
sentido, apresenta-se neste relato a importância da monitoria, tanto para os alunos que participam, quanto para
o monitor, suas vantagens e dificuldades que surgem no decorrer da disciplina. No entanto, a relevância da
monitoria é de fato essencial para a formação acadêmica e incontestável, mas esta monitoria em particular no
período de 2020.5 foi sem dúvida a mais desafiadora que todos os discentes e docentes realizaram, por haver
de maneira atípicas aulas a distância, on-line, por decorrência do distanciamento social devido a pandemia que
ocorreu neste período. Por esse motivo, a adaptação e superação das dificuldades foram de suma importância,
percebeu-se que devido ao novo formato de aulas a procura pela monitoria seria maior, foi necessário tomar
medidas para proporcionar uma melhor interação entre os alunos da disciplina e o aluno monitor, criando,
assim, estratégias metodológicas, como o uso de tecnologias. De acordo com os resultados, mostra-se que é
possível que os alunos se adaptem com novas maneiras de ensinar e aprender e essa experiência proporcionou
um crescimento pessoal e profissional aos futuros Docentes de Matemática, além de favorecer uma visão real
e permitir criar novas maneiras de proporcionar um ensino de qualidade.