PRÁTICAS DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

  • Marta Vieira da Silva
  • Andreane de Souza Batista Santos
  • Samira Santos Ferrugine
  • Dilson Henrique Ramos Evangelista
  • Cristiane Johann Evangelista
Palavras-chave: Monitoria; Estágio Supervisionado IV; Sequências didáticas; Ensino-Aprendizagem.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal relatar a experiência vivenciada por alunas-monitoras
durante a disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade
Federal do Sul e Sudeste do Pará, bem como as atividades desenvolvidas no decorrer do programa de
monitoria. A disciplina contou com apoio de três alunas-monitoras para auxiliar a professora-orientadora na
elaboração, construção e apresentação de sequências didáticas e materiais manipulativos voltado para o
ensino de Matemática no Ensino Médio. As aulas ocorreram de forma remota pela plataforma Google Meet e
as dúvidas eram tiradas pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, devido ao isolamento social, provocado
pela Covid-19. A monitoria foi muito importante para a formação inicial das alunas-monitoras, pois
potencializou o gosto pela docência ao serem mediadoras de aprendizagens. Além disso, despertou o
interesse em buscar por novas técnicas de ensino por meio de tecnologias digitais e Metodologias Ativas que
envolvam conteúdos matemáticos, possibilitando enriquecer seus conhecimentos para futuros trabalhos
pedagógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-02-24
Visualizações
  • Artigo 16
  • PDF 40
Como Citar
Silva, M., Santos, A., Ferrugine, S., Evangelista, D., & Evangelista, C. (2022). PRÁTICAS DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 5(1), 1-4. Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/1760

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)