CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO ESTUDANTIL (PAPSE) PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA UNIFESSPA
Resumo
O Programa de Acompanhamento Psicológico Estudantil (PAPSE) teve início em 2019 e foi criado
no intuito de promover atendimento psicológico aos estudantes da Unifesspa. Estes atendimentos são feitos
por discentes regularmente matriculados no Curso de Psicologia da Unifesspa, com supervisão clínica, tendo
como base a Teoria Psicanalítica. As sessões normalmente acontecem uma vez por semana, de forma
presencial ou remota. As inscrições são realizadas pelo e-mail agendapsico@unifesspa.edu.br. Os principais
objetivos do programa são: atender à demanda de atendimentos psicológicos de discentes da Unifesspa;
oferecer supervisão clínica, colaborando na formação dos discentes de Psicologia selecionados no Programa;
e contribuir para redução da taxa de evasão/retenção entre os discentes da Unifesspa, ocasionadas por
problemas psicológicos. O grupo está atualmente composto por seis discentes bolsistas, quatro discentes
voluntárias, uma técnica colaboradora e uma supervisora, docente na mesma faculdade (FAPSI). No ano de
2024, já foram atendidos 96 discentes. Contudo, desde o início do programa, mais de 300 estudantes de
diversos cursos da Unifesspa já se beneficiaram. Como a demanda por atendimento é maior que a capacidade
máxima de pacientes que a equipe pode assumir, os(as) estudantes que se inscrevem aguardam em uma fila
de espera. Para estes, o PAPSE oferece um atendimento de protocolo, em que são realizadas até cinco
sessões, das quais, após serem concluídas, quem desejar segue aguardando disponibilidade de vaga para
atendimento regular na fila de espera. É notório que o ambiente universitário, embora repleto de
oportunidades, pode ser um espaço desafiador para muitos estudantes e das principais queixas registradas em
atendimentos psicológicos ao longo do último semestre, destacam-se: sobrecarga acadêmica, problemas nas
relações interpessoais, crises de ansiedade, assédio, racismo e problemas familiares. Por essa razão, a
estratégia de fornecer um ambiente seguro que possibilite a expressão de conflitos internos, favorece a
promoção da saúde mental dentro da universidade. Dessa forma, evidencia-se a eficácia do acompanhamento
psicológico estudantil, bem como a sua contribuição para o entendimento dos processos inconscientes dos
pacientes, que colaboram para o autoconhecimento e a diminuição de sintomas inicialmente apresentados.