TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO II – A CONTINUAÇÃO DO APRENDIZADO POR MEIO DA MONITORIA

Autores

  • Daniela Silva Oliveira
  • Leandro Gracioso de Almeida e Silva

Resumo

Este texto se propôs a discutir o papel da monitoria na disciplina de Teoria e História da Arquitetura
e Urbanismo – Idade Clássica, disciplina do segundo período do bacharelado em Arquitetura e Urbanismo da
Unifesspa. Sabendo que o exercício de ensinar e aprender no contexto de transição entre o Ensino Médio e o
Ensino Superior pode encontrar desafios, a monitoria visou servir como ponte nesse processo. Outrossim, o
papel intermediário que exerce o monitor adquiriu um significado de relevo. Ademais, a monitoria possui
como praxe, um papel de consolidação de conteúdo para o próprio monitor buscando aproximá-lo para a
docência e pesquisa. A monitoria teve o papel ainda, de reduzir a evasão, despertar o interesse em conteúdos
teóricos. Observou-se que a partir dos encontros mediados pelo professor responsável e pelo apoio fornecido
pela monitora, a aprovação dos alunos manteve-se estável. Compreendeu-se que a monitoria nas disciplinas
teóricas proporciona uma melhora do rendimento discente geral demonstrando a sua viabilidade e necessidade.

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Publicado

2025-03-27

Como Citar

Oliveira, D. S. ., & Silva, L. G. de A. e . (2025). TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO II – A CONTINUAÇÃO DO APRENDIZADO POR MEIO DA MONITORIA. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 8(1). ecuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/3074