A EFETIVIDADE DAS AÇÕES DE MONITORIA APLICADAS NA DISPLINA DE DIREITO CIVIL I NO SEMESTRE 2017.4

  • Karina Silva Juvenal
  • Wasley Peixoto Marques
  • Raíssa Barreiras Rodrigues
  • Hirohito Diego Athayde Arakawa

Resumo

A formação do bacharel em Direito perpassa pelo estudo de extensas disciplinas que compõe sua
grade curricular do início ao fim do curso. Nesse aspecto, importante componente da estrutura basilar da
formação jurídica é o Direito Civil, área do conhecimento responsável por estudar as relações privadas entre
os indivíduos de uma comunidade.
Dessa maneira, o Direito Civil trata-se do conjunto de normas reguladoras dos direitos e obrigações
de ordem privada concernente às pessoas, aos seus direitos e obrigações, aos bens e às suas relações, enquanto
membros da sociedade. Em suma, é compreendido como o maior Código do ordenamento jurídico brasileiro,
pois, a sua natureza intrinsecamente patrimonial e particular lhe proporciona vasta área de atuação.
Com essa compreensão, torna-se perceptível a necessidade de efetivo aprendizado da disciplina de
Direito Civil ao longo da formação acadêmica, motivo pelo qual as ações de monitoria materializam-se
enquanto melhor meio para garantir o integral aprendizado das propriedades estudadas. Isto é, desfrutar de
acompanhamento complementar e praticar a resolução de casos concretos no âmbito da disciplina é
fundamental para formação de um profissional com padrão de excelência, sendo a monitoria exímia
contribuinte para consolidação do aprendizado ora requerido.
Portanto, buscar-se-á demonstrar os resultados que demonstrem a qualidade do ensino dos discentes
participantes das ações de monitoria, refletida nas avaliações conceituais registradas na disciplina de Direito
Civil no semestre 2017.4, em comparação com os conceitos obtidos das três últimas turmas que perpassaram
pela matéria.

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Publicado
2019-07-22
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Como Citar
Juvenal, K., Marques, W., Rodrigues, R., & Arakawa, H. (2019). A EFETIVIDADE DAS AÇÕES DE MONITORIA APLICADAS NA DISPLINA DE DIREITO CIVIL I NO SEMESTRE 2017.4. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 3(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/433