MONITORIA DE NIVELAMENTO: UMA EXPERIÊNCIA DO CURSO DE DIREITO DA UNIFESSPA

Autores

  • Davvy Lima da Silva
  • Andrei Cesário de Lima Albuquerque
  • Hirohito Diego Athayde Arakawa

Resumo

O direito é um fenômeno social bastante complexo. Sua compreensão em nível acadêmico pressupõe a apropriação prévia de conhecimentos relacionados às mais diversas áreas, tais como Filosofia, Sociologia, Linguagem, Economia etc. A deficiência nesses conhecimentos básicos por parte dos discentes é fato recorrente na grande maioria das faculdades de direito do Brasil, verificado também no curso ofertado pela Unifesspa. Fornecer aos alunos recém-ingressos uma base sólida implica em um percurso acadêmico mais eficiente e com melhores resultados. As atividades envolvem atualmente os alunos oriundos do processo seletivo de 2015 e regularmente matriculados na disciplina Introdução ao Estudo do Direito (IED), em andamento no semestre 2015.2, sob a responsabilidade do Professor Msc. Júlio César Sousa Costa, com aulas as segundas e quartas, das 16:00 às 18:00 horas. O referido projeto de monitoria tem o objetivo geral de promover o nivelamento dos discentes a partir de práticas pedagógicas que, apesar de consagradas, são inovadoras no âmbito do curso de Direito desta Universidade. Com ele está se buscando garantir uma maior igualdade material de permanência na universidade, com a apresentação/revisão dos conceitos mais importantes das disciplinas jurídicas introdutórias. Além disso, a monitoria procura acompanhar o aluno da forma mais individualizada possível, promovendo também a integração entre alunos veteranos e calouros, e de todos estes com os docentes, em um ambiente inspirado por valores de fraternidade, solidariedade, justiça e inclusão social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-08-01

Como Citar

da Silva, D. L., Albuquerque, A. C. de L., & Arakawa, H. D. A. (2019). MONITORIA DE NIVELAMENTO: UMA EXPERIÊNCIA DO CURSO DE DIREITO DA UNIFESSPA. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 1(1). ecuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/711

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)