A INFLUÊNCIA DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A PROPRIEDADE INTELECTUAL E PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA

  • Thaís Lopes dos Santos
  • Sidnei Cerqueira dos Santos

Resumo

Segundo o art. 41 da lei federal nº. 5.540, de 28 de novembro de 1968, as universidades devem criar monitor para os alunos de curso de graduação, desde que essa seja submetido à uma avaliação e possua capacidade de desenvolver atividades teórico-didáticas de uma determinada disciplina (LINS et al., 2009).
Nas instituições de ensino superior, a monitoria tem apresentado duas funções principais, a de Iniciar o aluno na docência de nível superior e contribuir com a melhoria do ensino de graduação. Por tanto, a monitoria é uma modalidade de ensino que tem como principal objetivo contribuir para formação integrada nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos alunos monitores (ASSIS et al., 2006).
Através do estabelecimento de novas práticas e experiência pedagógica que fortalecem a harmonização entre teoria e prática e a inclusão curricular em seus diferentes aspectos, a monitoria é considerada como um instrumento para a melhoria do ensino de graduação e ainda promove aproximação entre discentes e docentes (LOPES, 2000).
A disciplina Introdução à Propriedade Intelectual e Prospecção Tecnológica tem como objetivo estudar as características fundamentais das marcas, das indicações geográficas, dos direitos autorais, do desenho industrial das patentes, da proteção à nova variedade de plantas, assim como abordar as técnicas de busca do estado da técnica.
Diante disso, o objetivo do trabalho foi propiciar a divulgação e avaliação das atividades exercidas pela Monitoria de Introdução a Propriedade Intelectual e Prospecção Tecnológica, no segundo período de 2017 no curso de Ciências Biológicas de forma que se percebe o papel importante que o mesmo desenvolve para os alunos na disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-07-22
Visualizações
  • Artigo 116
  • PDF 117
Como Citar
Santos, T., & Santos, S. (2019). A INFLUÊNCIA DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A PROPRIEDADE INTELECTUAL E PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 3(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/437