A MONITORIA COMO AUXÍLIO METODOLÓGICO EM AULAS PRÁTICAS DE MICROBIOLOGIA

  • Danielly Cristina Marques de Castro
  • Sidnei Cerqueira dos Santos

Resumo

A monitoria é um método de ensino e aprendizagem que objetiva incitar o interesse dos discentes pela vida docente, por intermédio das atividades relacionadas com o ensino que oportuniza a experiência destes no processo de desenvolvimento da disciplina. É um modo de apoio pedagógico concedido aos alunos matriculados na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) que têm interesse em aprofundar o conhecimento em determinado tema ou mesmo sanar dúvidas correferido a disciplina ministrada (HAAG et al., 2008).
A monitoria, portanto, “baseia-se no ensino dos alunos por eles mesmos”, e tem sido considerada uma das mais úteis invenções pedagógicas atuais, devido a eficácia em reduzir o tempo para o alcance da aprendizagem (FRISON, 2016). As atividades de monitoria demonstram ser de grande aplicabilidade e valia, pois, buscam reavaliar e sanar dificuldades encontradas pelos alunos em sala de aula e assimilar conteúdos teóricos com as aulas práticas, orientar os alunos para o manuseio correto de utensílios laboratoriais, orientá-los para um entendimento mútuo no qual pode gerar maior interesse pela disciplina e maior rendimento dos discentes, bem como, dar um suporte ao professor orientador. (BARRETO; MACIEL, 2018).
A disciplina Microbiologia abrange o estudo de micro-organismos em relação à sociedade, ao corpo humano e ao meio ambiente. Compete a essa disciplina estudar as características básicas de morfologia, fisiologia de bactérias e vírus; influência dos fatores ambientais, físicos e químicos no desenvolvimento da população microbiana; seus processos vitais durante o crescimento, reprodução, envelhecimento e morte; como as alterações das condições ambientais alteram as atividades metabólicas; técnicas microbiológicas e principais doenças ocasionadas por bactérias e vírus (JÚNIOR; NICORENA; STOPIGLIA, 2015). As aulas práticas relacionadas à matéria são de suma importância para consolidação do conhecimento dos estudantes de Ciências Biológicas, pois conseguem colocar em práticas os conhecimentos absorvidos em aula.
O objetivo deste trabalho foi relatar as experiências e atividades desenvolvidas na monitoria da disciplina Microbiologia, para turma de Ciências Biológicas de 2016.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-07-25
Visualizações
  • Artigo 237
  • PDF 168
Como Citar
Castro, D., & Santos, S. (2019). A MONITORIA COMO AUXÍLIO METODOLÓGICO EM AULAS PRÁTICAS DE MICROBIOLOGIA. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 3(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/438