O PROBLEMA DA EVASÃO NAS MONITORIAS: UM ESTUDO DE CASO NAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA NO CURSO DE AGRONOMIA

  • Igor Raphael da Silva Oliveira
  • Josiel de Oliveira Batista

Resumo

O baixo índice de egressos, ocasionado por diversos motivos, dentre os quais o gradativo abandono do curso e as altas taxas de reprovação em muitas disciplinas - dentre elas destacamos as de cunho matemático - nos motivou ao desenvolvimento de uma política inicial de fortalecimento do curso, em consonância com as políticas desenvolvidas pelo departamento de ensino da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Assim, com o intuito de diminuir as dificuldades que os alunos têm no início do curso, foi proposta a intervenção com atividades de monitoria com o intuito de disponibilizar novas oportunidades de aprendizado, por meio de metodologias diversificadas, visando a preparação para as disciplinas mais avançadas que também farão uso da matemática, envolvendo professores e monitores de graduação. BASSO e ARAÚJO (2015), em seu trabalho intitulado “monitoramento acadêmico: a importância do cálculo diferencial e integral no curso de engenharia ambiental” apontam que: [...] a monitoria é uma maneira de ensino e aprendizagem que coopera na formação integrada dos discentes nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atua como mecanismo para melhoria do ensino de graduação de modo que faça com que o aluno exponha suas dificuldades e dúvidas com outro também aluno, utilizando uma maneira mais informal de comunicação e aprendizado, promovendo uma cooperação mutua entre eles, além da vivência com o professor e como suas atividades técnico-didáticas (p.3).

  Os autores ainda enfatizam a importância de as atividades de monitoria estarem alinhadas com os propósitos da rede universitária brasileira, pois, “de acordo com as normas do sistema de monitoria acadêmica os objetivos principais são: contribuir para o desenvolvimento de aptidões para a docência do aluno, contribuir para minimizar os problemas de repetência, evasão e de falta de motivação dos alunos” (BASSO e ARAÚJO, 2015, p.1). O problema da evasão é foco dos estudos de Cabrera et. al. (2013) que consideram o alto índice de evasão nos primeiros anos de ingressos dos alunos em cursos que possuem disciplinas da área de ciências exatas um grande obstáculo a ser superado. Os autores fazem um comparativo entre os alunos frequentes nas monitorias e os não frequentes e relatam que o número de reprovações e evasão “é consideravelmente pequeno, chegando a não existir quando o número de frequência nas monitorias aumenta” (CABRERA, et. al. 2013, p.5). Barroso e Gomes (2015) relatam situação semelhante ao investigarem a importância da monitoria e seu papel para a diminuição da evasão no ensino superior. Os autores relatam que os resultados foram satisfatórios, porém denunciam que a falta de conscientização e de conhecimento sobre a monitoria são fatores que prejudicam o bom rendimento dos projetos de monitoria. Assim como os autores, “após um semestre do desenvolvimento da Monitoria foi possível perceber que é notável o baixo índice de frequência nas Monitorias e ainda a existência bem marcante da falta de conhecimento sobre a importância da Monitoria no acompanhamento continuado” (BARROSO e GOMES, p.2). A monitoria na disciplina de Matemática I, do curso de Agronomia da Unifesspa, teve como objetivo revisar os conteúdos da disciplina (Funções, Pré-Cálculo e Cálculo Diferencial) auxiliando os alunos em conteúdos ministrados em sala de aula, necessários para o entendimento dos conceitos, fórmulas e aplicações utilizados na disciplina, bem como Contribuir com a forma-ação inicial dos graduandos a partir da vivência de uma sala de aula, em consonância com a multiplicidade de realidades que se entrelaçam nesse ambiente. No entanto, denunciamos que esse processo de auxílio tem sido ameaçado com a baixa frequência dos alunos e com os altos índices de evasão durante as monitorias.  

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-07-30
Visualizações
  • Artigo 359
  • PDF 226
Como Citar
Oliveira, I. R., & Batista, J. (2019). O PROBLEMA DA EVASÃO NAS MONITORIAS: UM ESTUDO DE CASO NAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA NO CURSO DE AGRONOMIA. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 3(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/525

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)