EXPERIMENTO DE FÍSICA MODERNA EM TRÊS DIMENSÕES (3D) SOBRE O EFEITO COMPTON

  • Jéssica Pollyanna Veiga Wanzeler Rodrigues
  • Fernanda Carla Lima Ferreira

Resumo

A inserção de novas metodologias no ensino de alunos com deficiência visual é de essencial importância para potencialização do aprendizado, pois é nítida a dificuldade e a pouca didática de muitas escolas para lidar com o ensino de alunos com necessidades especiais.
O estudo e a compreensão de assuntos de física moderna são importantes, pois, a partir deles foram desenvolvidas uma gama de tecnologias que a sociedade conhece hoje. Desde a primeira revolução científica, a tecnologia é um significativo componente e marcante motor da cultura. Avanços na medicina, por meio de tomografias ou diferentes formas de diagnóstico; na agricultura, nas novas formas de conservação de alimentos com o uso das radiações; na área das comunicações, com microcomputadores, CDs, DVDs, telefonia celular, TV a cabo etc. Todos esses exemplos são apenas uma pequena parcela do desenvolvimento tecnológico contemporâneo. Muito do que essas evoluções da ciência e da tecnologia têm proporcionado nos facilita a vida, economiza o tempo, protege nossa saúde, entre outros (RICARDO et al., 2007).
O espalhamento de fótons por elétrons livres denomina-se Efeito Compton, em homenagem a Arthur Holly Compton que realizou experiências com espalhamento de raios X e gama no ano de 1923, aproximadamente. Compton concluiu que era possível interpretar o espalhamento da radiação eletromagnética como resultado da interação de um único fóton com um único elétron livre ou então com a energia de ligação desprezível (RICCI et al., 2003).
O trabalho em questão, trata da exemplificação do Efeito Compton, utilizando uma maquete em três dimensões (3D) para ajudar na compreensão dos alunos com deficiência visual em aulas de física moderna no ensino médio, dessa forma o modelo estará contribuindo significativamente para o entendimento de um conteúdo. Além disso, esse trabalho, insere-se a aplicabilidade e a importância da física moderna para alunos e professores das escolas e universidades públicas de Marabá-PA, visando assim o entendimento dos alunos com deficiência visual e um aumento no número de alunos nos cursos de ciências exatas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-07-31
Visualizações
  • Artigo 466
  • PDF 175
Como Citar
Rodrigues, J., & Ferreira, F. (2019). EXPERIMENTO DE FÍSICA MODERNA EM TRÊS DIMENSÕES (3D) SOBRE O EFEITO COMPTON. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 3(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/567