DESENVOLVIMENTO DE KIT EXPERIMENTAL DE FÍSICA MODERNA PARA DEFICIENTES AUDITIVOS

Autores

  • Placido Rodrigues Rodrigues
  • Vinícius Pimentel de Brito
  • Lilian Ferreira da Silva
  • Fernanda Carla Lima Ferreira

Resumo

A política de Educação Especial prevê no atendimento educacional especializado, profissionais especializados possam atuar apoiando a inclusão escolar de alunos com deficiência e o uso das tecnologias assistiva neste contexto pedagógico, poderia em grande medida contribui com a garantia de condições de acessibilidade ao conhecimento, favorecendo a escolarização desses alunos. O tema educação especial é cada vez debatido no âmbito educacional, devido a sua importância e carências para desenvolver atividades experimentais com alunos que possuem algum tipo de deficiência. A Declaração de Salamanca (1994) foi elaborada na Conferência Mundial sobre Educação Especial, na cidade de Salamanca, na Espanha. A Declaração de Salamanca é considerada um dos principais documentos mundiais que visam proteger os direitos das pessoas com necessidades educacionais especiais, e tem como objetivo fornece diretrizes básicas para a formulação e reforma de políticas e sistemas educacionais, de acordo com o movimento de inclusão social. Neste movimento de implementação da educação inclusiva, o tema educação especial, é cada vez debatido buscando a produção de novos conhecimentos e tecnologias pedagógicas que apoiem a inclusão e sucesso acadêmicos dos alunos público-alvo da educação especial. Há, portanto, uma diversidade de carências em se desenvolver produtos, por meio de atividades experimentais com alunos que possuem algum tipo de deficiência para oferecer alternativas que viabilizem seu aprendizado e sucesso escolar. Esse trabalho será viável e a sua execução está assegurada pelos professores que desejam melhorar o ensino de física para os alunos que possuem deficiência auditiva, bem como visando uma contribuição significante sobre os conteúdos de física para os alunos que irão submeter ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O trabalho trata da construção de kit experimental de física moderna para alunos com deficiência auditiva em aulas no ensino fundamental, médio e superior. Dentro desse trabalho, insere-se a aplicabilidade e a importância dos kits experimentais de física para alunos e professores das escolas e universidades públicas de Marabá-PA, visando à implementação de atividades experimentais para alunos com deficiência auditiva e um aumento no número de alunos nos cursos de ciências exatas.

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

Rodrigues, P. R., de Brito, V. P., da Silva, L. F., & Ferreira, F. C. L. (2019). DESENVOLVIMENTO DE KIT EXPERIMENTAL DE FÍSICA MODERNA PARA DEFICIENTES AUDITIVOS. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 1(1). ecuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/682