FOTOGRAFIA: RECURSO DIDÁTICO INTERDISCIPLINAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM - CEEJA

  • Alexia Evelyn Lima da Silva
  • Pedro Paulo Lima de Assis
  • Marilza Sales Costa

Resumo

Este trabalho tem como objetivo desenvolver o Projeto de Ensino: "Fotografia: recurso didático interdisciplinar no processo de ensino e aprendizagem - CEEJA" (PROEG/Unifesspa/ 2018 a 2019) tendo como Público-Alvo: professores inseridos na modalidade EJA (Anexo E.E.E. Arthur Guerra), assim como bolsistas do Curso de Ciências Sociais e alunos regularmente matriculados no curso, além de alcançar parcerias com profissionais em áreas afins valorizando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão visando desenvolver e alargar a relação teoria e prática atendendo as demandas específicas dos professores dessa modalidade, garantir a produção, a aplicação e difusão do conhecimento das Ciências Sociais em consonância com o Projeto Pedagógico do Curso - PPC e uma de suas linhas de pesquisa: "Políticas Públicas e Educação”, assim como o Núcleo de Pesquisa e Estudos em Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos (NUPEEXPOPEJA/Unifesspa/CNPq, 2017) coordenado pela Profa. Dra. Marilza Sales Costa. A base teórica perpassa por alguns estudiosos: Sontag (1983); Freire (1996), Carvalho (1998), Leandro (2011) dentre outros, apontam caminhos a descobrir e explorar na análise da linguagem fotográfica, percebida como um “(...) recurso didático rico com inúmeras aplicações pedagógicas com vista a superar a visão usual sendo reconhecida como plena de conteúdos próprios e como produto de uma linguagem expressiva”(LEANDRO, 2011, p. 30) de amplo acesso a todos inseridos numa sociedade global e interativa possibilitando a construção de saberes diversos nas inúmeras áreas do conhecimento. Nessa perspectiva, os autores discutem a relevância que a linguagem fotográfica possui no âmbito educacional e são unânimes em apontar a formação de professores como uma das principais preocupações nesse contexto, uma vez que a educação básica, de modo geral, mantém uma prática pedagógica restringida à utilização de poucos materiais didáticos. Tais ações, são em grande parte a percepção de que a única aula a ser dada é a expositiva que contempla os conteúdos de forma absoluta sem possibilidade de contestação e análise crítica, ou seja, passam “(...) conteúdos veiculados como verdades absolutas, principalmente, através de aulas expositivas, nas quais o professor é o detentor do conhecimento e o aluno o receptor deste (CARVALHO, 1998, p.12). Nesse caso, requer uma modificação na concepção de sua finalidade baseada numa proposta educativa dialógica (FREIRE, 1996) independente de área (perspectiva interdisciplinar) e da realidade do alunado.

Os objetivos perpassam pela necessidade de atender as demandas formativas dos educadores da CEEJA no Ensino Médio em suas diversas áreas (Geografia, História, Sociologia) do saber em termos da finalidade e utilização do recurso didático "fotografia" como suporte no processo de ensino e de aprendizagem possibilitando uma formação cidadã, além de garantir a produção, aplicação e difusão de conhecimentos das Ciências Sociais em consonância com o Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Sociais no Campus de Marabá-PA; - Articular reuniões bimestrais e mensais, assim como mini cursos e oficinas na CEEJA (Anexo E.E.E. Arthur Guerra) através de materiais didáticos que envolvam as atividades de ensino, pesquisa e extensão favorecendo o ensino do Curso de Ciências Sociais na dimensão prática e teórica. Para tanto, propiciar encontros de trabalho que discutam o papel da "fotografia" como suporte didático no processo de ensino e aprendizagem, assim como gerar um grupo via internet para disponibilizar conteúdos e fomentar a discussão sobre a “fotografia” como suporte didático no processo de ensino e aprendizagem objetivando proporcionar a interação de professores do Ensino Médio de diferentes áreas de saber da CEEJA, bolsistas e demais participantes na socialização de suas práticas pedagógicas e dos recursos didáticos utilizados em sala de aula. Ainda promover minicursos de formação docente e oficinas na CEEJA (Anexo E.E.E. Arthur Guerra) envolvendo bolsistas e discentes voluntários, além de professores socializando algumas experiências de suas práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. Nesse ínterim, organizar encontros de planejamento e execução dos mini cursos de formação e das oficinas e o material didático necessário aos participantes (sempre com feedback), assim possibilitando a formação dos bolsistas e dos voluntários na disponibilização de insumos teóricos e práticos no aprofundamento da temática do projeto disponibilizando aos professores e alunos o material didático produzido nos mini cursos de formação e nas oficinas, tanto na CEEJA como na Unifesspa, podendo ser também disponibilizado na Internet. Nesse caso, produzir e divulgar relatórios: parcial e final e por fim, finalizar com um encontro entre professores, bolsista e voluntários ligados ao projeto e PROEG no intuito de avaliar (feedback) os resultados atingidos e as dificuldades encontradas no decorrer do projeto, assim ressignificando as práticas e os saberes construídos no processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-07-31
Visualizações
  • Artigo 331
  • PDF 117
Como Citar
Silva, A., Assis, P., & Costa, M. (2019). FOTOGRAFIA: RECURSO DIDÁTICO INTERDISCIPLINAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM - CEEJA. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 3(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/577