A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE MORFOLOGIA E SISTEMÁTICA VEGETAL I
Resumo
A monitoria é considerada uma forma de apoio pedagógico oferecido aos alunos que tenham interesse em aprofundar conhecimentos em determinado tema ou ainda para resolver dúvidas relacionadas a disciplina ministrada em sala de aula. Além disso, auxiliar na docência, com a função pedagógica exercida por acadêmicos regularmente matriculados nos cursos de graduação, estimular o interesse pelo ensino, contribuindo para o aprofundamento técnico e científico do acadêmico e possibilitar a interação destes em atividades didáticas, ampliando a participação dos discentes nas atividades da academia (Haag et al 2008). Israel e Koppe (2009) constatam que a monitoria, em uma visão inovadora, pode oportunizar uma formação acadêmica contextualizada de acordo com o campo de atuação do aluno-monitor. Esse, por sua vez, dentro do contexto de ensino aprendizagem, auxilia o professor orientador nas metodologias que serão aplicadas em sala de aula, conseguindo evidente ganho intelectual pessoal, propiciado através das trocas de conhecimentos com o professor, como também, com os estudantes com quem vai compartilhar as experiências da monitoria e colaborar na aprendizagem. A monitoria em morfologia e sistemática vegetal I, disciplina do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), envolve atividades básicas de classificação e a identificação de materiais botânicos, utilizando como base as características morfológicas dos vegetais. A taxonomia pode ser considerada teoria e prática que busca agrupar, no caso, as plantas, organizando-as em grupos. Nestes estão os indivíduos que possuem características morfológicas em comum, desenvolvendo a classificação, que tem como função organizar as informações sobre a planta, construindo chaves de classificação que servem para a identificação do material (Judd, 2009). Logo, a sistemática é a ciência que estuda a diversidade dos seres vivos, que engloba a descoberta e a descrição desses organismos. O estudo da Botânica é muito diversificado e realizado por meio de investigações descritivas e comparativas da morfologia dos vegetais, com o objetivo de chegar à compreensão da história evolutiva dos vegetais (Vidal e Vidal, 2003). Com isso, este trabalho teve como objetivo expor os resultados positivos e negativos obtidos pelo monitor em suas atividades auxiliando no ensino de morfologia e sistemática vegetal I.