LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Resumo
Tomando em consideração a expansão da informática em suas mais diversas formas: softwares, aplicativos ou programas, é fácil perceber a importância e a potencialidade destes recursos nas mais diversas disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática, seja nas disciplinas de cunho voltado para a área da Educação Matemática, ou para a área de Matemática Pura ou Aplicada, bem como no curso de Pedagogia, nas poucas disciplinas voltadas ao ensino e aprendizagem de Matemática, em geral, Metodologia do Ensino de Matemática. Nesta perspectiva, a Faculdade de Matemática (Famat) do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Unifesspa criou um Laboratório de Informática no Ensino de Matemática – LIEM, para dar apoio aos docentes e discentes do curso. Sendo que tal espaço tem a finalidade de ser auxiliar nas atividades curriculares do curso, não se trata de um espaço para docente ou discente realizar consultas de e-mails ou para acessar redes sociais, a não ser que seja solicitado pelo Professor como parte de seu plano de aula. Vale ressaltar que a instituição tem laboratórios de informática voltados para atender a estas necessidades dos discentes.