MONITORIA COM PRÁTICAS EM LABORATÓRIO 2017.4 - PROGRAMAÇÃO II

  • Luan Oliveira da Silva
  • Victor Ferreira Souza
  • Adam Dreyton Ferreira dos Santos

Resumo

No período 2017.4 teve início a monitoria da disciplina Programação II, a qual é integrante do 2º semestre da grade curricular do Curso de Sistemas de Informação, Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação, Instituto de Geociências e Engenharias. Tal disciplina é uma continuidade da disciplina Programação I (1º semestre), sendo ambas fundamentais para o curso no sentido de apresentarem aos discentes os importantes paradigmas de programação estruturada e orientada a objetos, usando as linguagens de programação C e Java, respectivamente.
Os discentes normalmente sentem dificuldades de adaptação nessas disciplinas, tanto por conta de um ensino médio deficiente (principal razão), quanto pela abstração lógica requerida para entender os conceitos básicos e avançados. Ademais, a disciplina de Programação II é uma das disciplinas com o maior número de reprovações no referido curso, juntamente com Cálculo I. Com o objetivo de mitigar essas dificuldades, a monitoria da disciplina supracitada buscou exercitar ao máximo todo o conteúdo trabalhado em laboratório de informática, além de tentar tornar a aprendizagem mais flexível na medida do possível em que criou-se a passagem de conhecimento de aluno para aluno.
Os resultados alcançados foram positivos, melhorando o desempenho dos discentes quando comparados ao semestre anterior. Ainda assim, verificou-se a necessidade da manutenção deste tipo de ação para conseguir resultados melhores, assim como contatou-se a requisição de uma maior participação dos discentes nas monitorias.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-08-01
Visualizações
  • Artigo 84
  • PDF 88
Como Citar
Silva, L., Souza, V., & Santos, A. (2019). MONITORIA COM PRÁTICAS EM LABORATÓRIO 2017.4 - PROGRAMAÇÃO II. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 3(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/630