AS ENERGIAS RENOVÁVEIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

  • Leo Sousa Santiago de Oliveira
  • Jorge Andrade da Silva
  • Luiz Moreira Gomes

Resumo

Atualmente, estamos vivendo na época em que as transformações tecnológicas na sociedade estão ocorrendo com grande rapidez. Diante desse quadro de mudanças, é cada vez mais evidente a necessidade do uso crescente da energia, sendo que a humanidade deve buscar utilizar os recursos energéticos alternativos e renováveis, como a água, o vento, as ondas do mar, a energia solar, recursos estes inesgotáveis. É fundamental que as novas gerações compreendam a importância do uso das fontes renováveis de energia. Dessa forma, os alunos, já no ensino fundamental e médio, precisam aprender sobre esse tema de grande relevância em nossa sociedade moderna, de modo que saibam de seu papel frente a preservação do planeta e estejam comprometidos também em garantir melhores condições de vida para as gerações futuras. Considerando estes aspectos, os autores, neste trabalho, buscam trazer para a sala de aula do ensino médio os conhecimentos sobre as fontes de energias renováveis. Assim, os alunos podem estudar e conhecer melhor o princípio de funcionamento de novas fontes de energias, bem como montar experimentos reais e virtuais que possam substanciar as aulas teóricas em sala de aula. Portanto, as formas de energias renováveis representam uma área do conhecimento rica em conteúdos que podem ser usados diretamente no ensino de Física, de modo que este seja mais contextualizado e atraente aos estudantes, melhorando de forma significativa os seus índices de aprendizado. Pacheco (2006, p. 5) afirma que “As energias renováveis são provenientes de ciclos naturais [...], fonte primária de quase toda energia disponível na Terra e, por isso, são praticamente inesgotáveis [...]. Estas energias renováveis podem e devem ser utilizadas de forma sustentada, de maneira tal que resulte em mínimo impacto ao meio ambiente [...]”. Então podemos considerar energias renováveisas pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), as energia eólica, solar, geotérmica, a biomassa, o hidrogênio, o metano, a madeira reflorestada e todos que são de ciclos naturais utilizados de forma sustentada e praticamente inesgotáveis. Por outro lado, segundo Galdino(2015), “a energia nuclear e os combustíveis fósseis são consideradas não renováveis, pois os processos de sua utilização são irreversíveis e geram resíduos prejudiciais ao meio ambiente”. Esse trabalho será realizado com turmas do terceiro ano, dado o fato de que os conceitos sobre eletricidade estão presentes em todas as formas de geração de energia renováveis. As instituições escolhidas foram as escolas da rede pública de ensino da cidade de Marabá E.E.E.M. Dr. Gaspar Vianna e E.E.E.M. Plinio Pinheiro, totalizando 407 alunos.

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Publicado
2019-08-01
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Como Citar
de Oliveira, L. S., da Silva, J., & Gomes, L. (2019). AS ENERGIAS RENOVÁVEIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 1(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/662