MONITORIA NAS CIÊNCIAS EXATAS: UMA APRENDIZAGEM COLABORATIVA

  • Jair Kleber Dias Silva Júnior
  • Jozivan de Oliveira Vilas Boas
  • Nadson Welkson Pereira de Souza

Resumo

As áreas de exatas normalmente apresentam baixas taxas de conclusão nas universidades. Embora todas as causas possam ser de difícil identificação, diversos aspectos da vida acadêmica e social do calouro podem contribuir com a evasão destes discentes, tais como: mudanças abruptas de conteúdos entre ensino médio e superior, dificuldades relacionadas a abstração do conteúdo, reprovações, distância da família, convivência com novas pessoas, busca por moradia e recursos para sua manutenção, entre outras. Políticas educacionais desenvolvidas no âmbito interno da UNIFESSPA, como a Monitoria educacional, têm por objetivos melhorar os indicadores de ensino aprendizagem; proporcionar condições de permanência e de sucesso dos alunos; contribuir para o envolvimento dos alunos nas atividades de docência, de pesquisa e de extensão; possibilitar a utilização do potencial do aluno assegurando-lhe uma formação profissional qualificada e sua plena inserção nas atividades acadêmicas da Universidade; intensificar e assegurar a cooperação entre professores e estudantes nas atividades da Universidade e implementar ações do Projeto Pedagógico do Curso de graduação (PPC) e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Para isso, promove aos melhores alunos, em situação de vulnerabilidade social, a possibilidade remunerada de participar como bolsistas instrutores, onde, em um ambiente de aprendizagem colaborativa, com a supervisão do um professor da universidade, desenvolvem técnicas de aprendizado e colaboração entre estudantes universitários.
A monitoria tem se mostrado um importante aliado na formação dos alunos da Faculdade de Computação e Engenharia Elétrica - FACEEL. Diversas disciplinas têm sido contempladas com bolsas de monitoria, entre estas, a disciplina Teoria Eletromagnética I e II do curso de Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação com carga horária de 68hs e 102hs, respectivamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-08-01
Visualizações
  • Artigo 162
  • PDF 96
Como Citar
Júnior, J., Boas, J., & Souza, N. (2019). MONITORIA NAS CIÊNCIAS EXATAS: UMA APRENDIZAGEM COLABORATIVA. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 3(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/678