MONITORIA NAS CIÊNCIAS EXATAS: UMA APRENDIZAGEM COLABORATIVA
Abstract
As áreas de exatas normalmente apresentam baixas taxas de conclusão nas universidades. Embora todas as causas possam ser de difícil identificação, diversos aspectos da vida acadêmica e social do calouro podem contribuir com a evasão destes discentes, tais como: mudanças abruptas de conteúdos entre ensino médio e superior, dificuldades relacionadas a abstração do conteúdo, reprovações, distância da família, convivência com novas pessoas, busca por moradia e recursos para sua manutenção, entre outras. Políticas educacionais desenvolvidas no âmbito interno da UNIFESSPA, como a Monitoria educacional, têm por objetivos melhorar os indicadores de ensino aprendizagem; proporcionar condições de permanência e de sucesso dos alunos; contribuir para o envolvimento dos alunos nas atividades de docência, de pesquisa e de extensão; possibilitar a utilização do potencial do aluno assegurando-lhe uma formação profissional qualificada e sua plena inserção nas atividades acadêmicas da Universidade; intensificar e assegurar a cooperação entre professores e estudantes nas atividades da Universidade e implementar ações do Projeto Pedagógico do Curso de graduação (PPC) e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Para isso, promove aos melhores alunos, em situação de vulnerabilidade social, a possibilidade remunerada de participar como bolsistas instrutores, onde, em um ambiente de aprendizagem colaborativa, com a supervisão do um professor da universidade, desenvolvem técnicas de aprendizado e colaboração entre estudantes universitários.
A monitoria tem se mostrado um importante aliado na formação dos alunos da Faculdade de Computação e Engenharia Elétrica - FACEEL. Diversas disciplinas têm sido contempladas com bolsas de monitoria, entre estas, a disciplina Teoria Eletromagnética I e II do curso de Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação com carga horária de 68hs e 102hs, respectivamente.