MINIATURIZAÇÃO EM AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA E TRATAMENTO DE RESÍDUOS NAS DISCIPLINAS DE QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL E INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DO AMBIENTE

  • Vinícius Teixeira de Moraes
  • Renata Lilian Ribeiro Portugal Fagury

Resumo

A prática da monitoria não é algo recente. Sob diversos formatos, historicamente, a compreensão de que o ensino não é tarefa única e exclusiva do professor, acompanha a história da educação humana em contextos sistemáticos e assistemáticos. Já na Universidade Medieval, quando do desenvolvimento da escolástica e de seu método, havia monitores, denominados ‘repetidores’, que reproduziam a matéria desenvolvida por seus mestres (ULLMANN e BOHNEN, 1994, p. 43). Do século XII ao XIII, alguns dos mestres livres implantaram diferentes formas de gestão da atividade escolar, formando verdadeiras corporações, com variadas relações jurídicas, dentre elas a dos mestres com proscholus (monitores). No século XVI, surgiu a corporação de docentes dos jesuítas, a qual tinha, entre seus objetivos, combater a difusão do protestantismo. No século XVII a Universidade foi reformada sob a influência do ensino jesuítico, em especial nos colégios e nas Faculdades de Artes, o que lhes conferiu novo tipo de organização. Com sistema de emulação da Ratio Studiorum e com tipo de organização pedagógica adotada, os alunos mais adiantados passaram a exercer funções ativas de ensino junto aos demais aprendizes. Essa prática, na época denominada de decúria, representa umas das principais raízes das ações de monitória institucionalizada. Partindo desses princípios e de certas necessidades que alguma(s) disciplina(s) tem com relação aos seus estudantes, pode-se observar a importância deste trabalho como um todo, para com os discentes da academia, principalmente quando o mesmo se depara com disciplinas complexas, ou seja, houve à necessidade de se habilitar um trabalho Professor-monitor para auxiliar a disciplina Química Geral Experimental dos cursos de Engenharia de Materiais, Engenharia Química e Engenharia Civil, pelo fato que, um experimento químico envolve a utilização de uma variedade de equipamentos de laboratório bastante simples, porém, com finalidades específicas. O emprego de um dado material ou equipamento depende de objetos específicos e das condições em que serão realizados os experimentos. Esta disciplina tem por objetivo ensinar conceitos químicos, terminologia e métodos laboratoriais, de forma que também se possa miniaturizar os experimentos a fim de se aperfeiçoar processos químicos bem como a redução dos reagentes utilizados, visando um melhor âmbito de trabalho para com o meio ambiente e, por conseguinte, proporcionar o conhecimento de materiais e equipamentos básicos de um laboratório e suas aplicações específicas.

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Publicado
2019-08-01
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Como Citar
de Moraes, V., & Fagury, R. L. (2019). MINIATURIZAÇÃO EM AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA E TRATAMENTO DE RESÍDUOS NAS DISCIPLINAS DE QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL E INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DO AMBIENTE. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 1(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/702