RELATO DE EXPERIÊNCIA EM MONITORIA DE AULAS EXPERIMENTAIS DAS DISCIPLINAS QUÍMICA I E INTRODUÇÃO A CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Resumo
As disciplinas Química I e Introdução à Ciências do Ambiente são ministradas em aulas teóricas e
práticas, sendo as aulas práticas ministradas em laboratório, o monitor auxilia o docente nas aulas práticas e
às vezes, quando necessário, na aplicação de provas juntamente ao professor, foi função do monitor também,
acompanhar as atividades em sala de aula e em laboratório, auxiliar na preparação de material didático e na
busca de referências bibliográficas assim como auxiliar os discentes sobre as diversas dúvidas em relação aos
conteúdos e na elaboração de relatórios.
Sem dúvidas a monitoria tem se mostrado como uma importante ferramenta pedagógica no
processo de ensino e aprendizagem no âmbito do ensino superior compreendemos que “o trabalho de
monitoria pretende contribuir com o desenvolvimento da competência pedagógica e auxiliar os acadêmicos
na apreensão e produção do conhecimento”. (SCHNEIDER, 2006, p.65).
Onde ocorre a relação de trocas de conhecimentos entre aluno monitor, aluno monitorado e
professor orientador constituindo-se um mecanismo enriquecedor para a vida acadêmica dos envolvidos.
Outro papel importante da monitoria é proporcionar experiência e oportunidade de desenvolver habilidades
referentes à docência, podendo dessa formar, constituir pensamento mais sólido acerca da carreira docente,
evitando, que futuramente não seja frustrado com a profissão escolhida. O caráter relevante da monitoria
pode ser destacado a seguir:
O projeto de monitoria visa propiciar a interdisciplinaridade e unir teoria e prática durante
as atividades desenvolvidas, auxiliando o docente, facilitando e maximizando o
aprendizado dos alunos, despertando o interesse na importância da disciplina acadêmica.
(SOARES e SANTOS, 2008 p. 2).
Assim, este trabalho visou relatar uma experiência de um estudante de Licenciatura em Ciências
Naturais, aprovado no programa de monitoria denominado “Miniaturização em aulas Experimentais de
Química e tratamento de resíduos nas disciplinas de Química Geral Experimental e Introdução à Ciência do
Ambiente”.
É importante ressaltar que o monitor não era aluno do curso em que monitorava disciplinas, mas,
havia realizado, com aproveitamento as atividades curriculares às quais estava vinculado o objeto do Projeto
de Monitoria, na condição de voluntario, em semestres anteriores, sob a orientação do mesmo professor
coordenador, ter aproveitamento nas atividades curriculares vinculadas as atividades da bolsa, era requisito
para o processo de seleção de bolsista, descrito no EDITAL PROEG nº 01/2014.
Através das atividades de monitoria buscou-se também reduzir, pelo método de miniaturização, os
reagentes empregados nas aulas práticas de química e também proceder com o descarte correto, concordando
com o autor Afonso et al. (2005), que afirma:
Rotinas de tratamento de resíduos gerados em laboratório devem seguir idealmente etapas
de: recuperação e reutilização de elementos de interesse, obtenção de rotas seguras de
descarte, para alcançar um trabalho que também tenha como finalidade a preservação do
meio ambiente (AFONSO et al. 2005).