RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA EM EDUCAÇÃO HISTÓRICA

  • Jonathan Evangelista de Araujo
  • Rafael Rogério Nascimento dos Santos

Resumo

O Programa de Monitoria é composto por atividades didático-pedagógico desenvolvidas pelo aluno, no caso o monitor, também com a participação dos discentes, e orientada pelo professor (orientador do programa), que contribuem para a formação acadêmica do estudante na Universidade, no intuito de melhorar os indicadores de ensino-aprendizagem que podem ser observados, por exemplo, no alcance dos seguintes objetivos: • Proporcionar condições de permanência e de sucesso dos alunos no processo ensino aprendizagem; • Contribuir para o envolvimento dos alunos nas atividades de docência, de pesquisa e de extensão; • Possibilitar a utilização do potencial do aluno assegurando-lhe uma formação profissional qualificada e sua plena inserção nas atividades acadêmicas da Universidade; • Intensificar e assegurar a cooperação entre professores e estudantes nas atividades básicas da instituição; • Implementar ações do Projeto Pedagógico do Curso de graduação e Plano de Desenvolvimento Institucional. A experiência na monitoria pode ser considerada satisfatória para ambas as partes, pelo fato de que o monitor troca suas experiências com os colegas e com o professor, assim tendo uma concepção melhor de como auxiliar os alunos com eficiência, da forma mais clara e didática possível, pois a disciplina Educação Histórica é muito complexa na questão teórica, e abordam conceitos muito complexos, mas todos eles voltados para o processo de aprendizagem dos alunos e como esses alunos desenvolvem suas habilidades cognitivas, como desenvolvem sua consciência histórica, que serão benéficos na vida prática dos mesmos. Nesse resumo serão destacados pontos positivos e negativos desse período de monitoria, quais recursos foram utilizados, as bibliografias principalmente, para auxiliar os discentes, e como eles se apropriaram dessa troca de experiência com o professor e o monitor, para realização de atividades e leitura dos textos, no caso, para que compreendessem melhor os conteúdos propostos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-07-01
Visualizações
  • Artigo 55
  • PDF 35
Como Citar
Araujo, J., & Santos, R. (2019). RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA EM EDUCAÇÃO HISTÓRICA. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 2(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/712