VISÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE PRECONCEITO DE DISCRIMINAÇÃO.

  • Rubernéia Da Silva de Oliveira
  • Alan Bizerra Martins
  • Ana Clédina Rodrigues Gomes Clédina Rodrigues Gomes

Resumo

Apesar dos inúmeros estudos (GOMES e SILVA, 2011) e ações públicas voltadas ao combate à discriminação, preconceito e exclusão sofridos por estudantes, episódios dessa natureza ainda são bastante comuns no âmbito da escola básica, segundo Mantoan (2009). As consequências dessas situações são muitas vezes irreparáveis no comportamento desses indivíduos. No caso da escola, agência promotora da formação educacional, quando registra episódios discriminatórios e excludentes torna-se contraditória quando no cumprimento de seu papel em prol do fortalecimento das culturas e/ou de novos significados para o negro, o indígena, as identidades de gênero, as opções religiosas, entre outras características que compõem o perfil de cada pessoa, o que a torna um ser diverso, com direitos igualitários. Cabe à escola e seu processo educativo, formar sujeitos que apresentem concepções humanas mais abrangentes e valorativas da pessoa. Quanto a essa questão, Gomes e Silva (2011) citam que:

[...] o campo da educação deve ser compreendido de forma articulada com as lutas sociais, políticas e culturais que se desenrolam na sociedade. O direito à educação escolar sempre foi uma bandeira de luta daqueles que empenham esforços pela justiça e pela igualdade social. (GOMES e SILVA, 2011, p. 15-16)
Atualmente essa luta se direciona às formas de atuação dos agentes educacionais no âmbito da escola, ou seja, com a inserção de novos sujeitos e toda a diversidade cultural que os acompanham, a escola necessita repensar sua atuação e promoção da interação entre esses sujeitos diferentes. O presente trabalho tem como objetivo central verificar os tipos de preconceito e/ou discriminação vivenciados por estudantes que frequentam uma escola pública no município de Marabá-PA, em decorrência de seu perfil sócio cultural. Nesse sentido, o estudo parte da identificação do perfil dos estudantes da Educação Básica e sua relação com situações de preconceito, exclusão ou discriminação praticadas no âmbito da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-07-01
Visualizações
  • Artigo 237
  • PDF 74
Como Citar
Oliveira, R., Martins, A., & Gomes, A. C. R. G. (2019). VISÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE PRECONCEITO DE DISCRIMINAÇÃO. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 2(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/724

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)