CONTRIBUIÇÕES DA ATIVIDADE DE MONITORIA NO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA DE CONCRETO E ARGAMASSAS NO PERÍODO LETIVO DE 2016.2

  • Alysson Costa Silva
  • Iana Ingrid da Rocha Damasceno

Resumo

A busca pela melhoria do aprendizado dos discentes, é o objetivo dos docentes da Faculdade de Engenharia Civil. De tal modo, observou-se a dificuldades de absorção de conhecimento na disciplina de Concretos e Argamassas, gerando ao curso preocupação para com os discentes. Sabe-se que a disciplina de Concreto e Argamassas é ofertada no 5º nível da matriz curricular do curso. A disciplina tem como objetivo apresentar as propriedades intrínsecas à um dos principais elementos da construção civil, bem como aspectos na utilização, fabricação e execução. É fato que a referida componente é de formação básica preparatória necessária ao bom desempenho dos discentes nas disciplinas de Materiais de Construção Civil, podendo gerar prejuízos futuros. Diante do exposto acima, a Faculdade de Engenheira Civil, entende que a monitoria pode ser uma alternativa para diminuição dos índices de dificuldades de aprendizado encontrados ao longo do curso. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), trata a importância da atividade de monitoria, a mesma prever que os discentes da educação superior poderão ser aproveitados em atividades de ensino dentro da própria instituição (Brasil, 1996, Art. 84). No âmbito da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, o programa de monitoria está vinculado a Pró-Reitora de Ensino de Graduação (PROEG) a qual oferta bolsas de monitoria via edital especifico. Com base no que preconiza os editais da PROEG com respeito a seleção de monitores, entendemos que o monitor deve dar suporte as atividades desenvolvidas em sala de aula pelo Professor responsável pela disciplina auxiliando os discentes com dificuldades de compreensão do conteúdo ministrado em sala. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo mostrar os resultados obtidos na turma de Concretos e Argamassas no período de 2016.4, que foi assistido pelo programa de monitoria da Unifesspa em comparação com a mesma disciplina ministrada em 2016 sem assistência do programa de monitoria.

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Publicado
2019-07-02
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Como Citar
Silva, A., & Damasceno, I. (2019). CONTRIBUIÇÕES DA ATIVIDADE DE MONITORIA NO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA DE CONCRETO E ARGAMASSAS NO PERÍODO LETIVO DE 2016.2. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 3(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/734