AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DAS SUPERVISÕES DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA EXPERIMENTAL - 33
Abstract
O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito da frequência às supervisões de monitoria dos alunos no desempenho acadêmico em avaliações de conteúdo teórico da disciplina Psicologia Experimental, medido pelas notas, bem como compreender a motivação e a contribuição das supervisões para o grupo de alunos presentes. Foram analisadas as notas obtidas por 42 alunos em três provas teóricas, divididos em dois grupos: presentes e ausentes às supervisões. Foi aplicado um questionário para a identificação dos motivos e para a avaliação da contribuição das supervisões ao grupo de alunos presentes. A média do desempenho acadêmico dos grupos presente e ausente à supervisão se mantiveram próximas. O principal motivo para a presença às supervisões foi o auxílio no entendimento do conteúdo em sala de aula. Todos aos alunos presentes indicaram que às supervisões contribuíram para o processo de ensino e aprendizagem. Os resultados levam a crer que o apoio extraclasse, na forma de supervisões de monitoria, conseguiu fazer com que mesmo aqueles alunos que possuem dificuldades no processo de ensino e aprendizado da disciplina obtivessem desempenho nivelados aos demais alunos.